Pesquisar
Close this search box.

Preocupação com reajustes

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou que os servidores públicos estaduais merecem receber reajuste salarial ainda neste ano, porque eles ficaram mais de dois anos sem aumento. O parlamentar alertou que o anúncio de pagamentos de datas-bases, promoções e progressões de carreira feito pelo Governo do Amazonas para várias categorias poderá não acontecer se neste último quadrimestre o governador Wilson Lima (PSC) não conseguir equilibrar os gastos da máquina pública que já ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece um conjunto de normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mediante ações para prevenir riscos e corrigir desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas. O parlamentar alertou que o Governo do Amazonas já ultrapassou o limite prudencial estabelecido pela legislação, que é 49% e está em 50,06%, e mesmo assim continua realizando gastos excessivos.

SEMINÁRIO

O Presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, será um dos palestrantes do Seminário Internacional Amazônia in Loco, evento que terá a participação de empresas europeias e da região amazônica dos setores de alimentos, bebidas, sustentabilidade e biocosméticos. O seminário ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Estação das Docas, em Belém-PA. 

CONCILIAÇÃO

Com 10,9 mil audiências agendadas para ocorrer em Manaus e em todas as comarcas do interior, o Poder Judiciário do Amazonas deu início a mais uma edição da “Semana Nacional da Conciliação”. O evento é mobilizado pelo Conselho Nacional de Justiça e estende-se até a próxima sexta-feira (12), sendo um esforço concentrado de Tribunais Estaduais, do Trabalho e Federal para favorecer a conclusão de processos judiciais por meio da homologação de acordos entre partes litigantes.

MONITORAMENTO

O mais novo mecanismo de monitoramento de desmatamento e queimadas desenvolvido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, juntamente com a empresa especializada em soluções de tecnologia Codex, foi apresentado na última semana na 26ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia, como um dos principais avanços do Governo do Amazonas na agenda ambiental.

DESTAQUE

Finalista do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2021 e entre o top 10 da lista do Prêmio Jaraqui Graúdo, do Jaraqui Valley, na categoria Espaço Colaborativo de Inovação, o Casarão da Inovação Cassina vem ganhando destaques em toda sua trajetória planejada e executada pela Prefeitura de Manaus, a contar de sua reabertura. Na última semana, o espaço ganhou o prêmio internacional Architecture Masterprize, na categoria Patrimônio.

CONGRESSO

No próximo fim de semana o Sindicato dos Médicos do Amazonas realizará o IV Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, com ciclos de palestras, debates e homenagens a médicos vítimas da covid-19.

PIRATAS

O deputado Adjuto Afonso (PDT) ressaltou fez um aparte ao pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (PV), e acertou com este que vão solicitar das autoridades providências para reduzir a prática de assaltos às embarcações que navegam pelos rios do Estado do Amazonas, principalmente o rio Madeira, um dos principais afluentes.

ATUALIZAÇÃO

A legislação do Amazonas de enfrentamento da pandemia da Covid-19 já está atualizada. Um novo volume do “Compêndio de Normas Coronavírus/Covid-19” já está disponível gratuitamente para a população na internet.  O arcabouço, que está na sua 3ª edição, volume VI, reúne os atos oficiais do Governo do Estado de combate à doença causada pelo novo coronavírus que foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas do período de 1º de outubro a 4 de novembro de 2021, e segue em atualização.

SHOW

A segunda edição do Amyipaguana – Encontro de Cultura Popular do Amazonas está com uma programação no canal do Youtube e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam). São etnodocumentários e depoimentos dos mestres de cultura popular de diversas manifestações culturais da capital e do interior do estado, exibidos sempre às 14h.

FRASES

“Não vou permitir mais nenhuma invasão em Manaus.” David Almeida (Avante), prefeito de Manaus

“O PSDB tem como resolver o problema do Brasil.” Arthur Virgílio Neto, puxando brasa para seu partido durante viagem ao Nordeste

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar