Pesquisar
Close this search box.

Prêmio Jovem Cientista procura soluções efetivas

Estudantes do ensino médio, estudantes do ensino superior, mestres e doutores têm ainda alguns dias para se inscrever no 27° Prêmio Jovem Cientista. As inscrições devem ser realizadas até 30 de agosto pelo site www.jovemcientista.cnpq.br. Os alunos do ensino médio podem optar por enviar suas pesquisas pelos Correios –no mesmo período. Em 2013, mais de R$ 700 mil serão distribuídos em prêmios.
Nesta 27ª edição, a iniciativa convoca os jovens a encontrar soluções para problemas ocasionados pela má gestão dos recursos hídricos. A superfície da Terra é coberta por 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Sua roupagem azul, que tanto encantou o astronauta Yuri Gagarin, pode nos fazer acreditar que a água nunca faltará ao homem. Já se sabe, entretanto, que apenas 0,003% desse volume pode ser aproveitado para saciar a sede, fazer a higiene e irrigar a agricultura. E essa pequena quantia é ainda ameaçada pelo desperdício e a poluição. Muitos são os problemas, mas muitas são também as formas de resolvê-los. Pensando nisso, o Prêmio Jovem Cientista aborda o tema “Água: desafios da sociedade”.
Estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: Gestão inovadora dos recursos hídricos aplicada ao uso do solo e à gestão ambiental; Tecnologias inovadoras para despoluição de bacias hidrográficas e sua integração com as dos sistemas estuários e zonas costeiras; Ecotecnologias no tratamento de águas residuárias, industriais e urbanas, esgotos domésticos, águas pluviais e despoluição; Uso racional e eficiente da água: gerenciamento, aproveitamento e reúso; Uso de tecnologias de sensoriamento remoto na avaliação dos recursos hídricos; Uso da água e da energia e aplicação de tecnologias inovadoras que promovam sua sustentabilidade; Contaminantes emergentes (disruptores endócrinos, fármacos, resíduos orgânicos): detecção e remoção em sistemas de abastecimento de água; Uso de membranas no tratamento da água; Causas e consequências de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água; Gerenciamento da água no meio urbano: novas tecnologias para minimizar alagamentos; Eventos hidrológicos extremos e sistemas de alerta; Impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos.
Estudantes do Ensino Médio podem inscrever trabalhos relacionados aos seguintes temas: Gestão de bacias hidrográficas; Tratamento e reúso da água; Água e saúde pública; Uso da água para geração de energia; Tecnologias para dessalinização da água.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar