Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura vai ampliar UBS Nilton Lins com com foco na Covid-19

Prefeitura de Manaus vai inaugurar, nos próximos dias, uma ala de atendimento exclusivo a casos de Covid-19 e outras síndromes gripais na UBS Nilton Lins, que funciona no complexo da universidade, na zona Centro-Sul da capital. A medida visa ampliar o acesso da população à assistência primária, com orientação e cuidados no início dos sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

Para definir detalhes da estrutura e do funcionamento do novo serviço, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, e uma equipe de técnicos do órgão, estiveram na unidade neste sábado, 9/1. De acordo com a secretária, o serviço está em fase final de configuração e vai funcionar em um espaço cedido pela Nilton Lins, que complementa o já utilizado pela UBS nos atendimentos de rotina. “É um outro local, amplo, com recepção, consultórios, sala para testes e outros ambientes de acolhimento e assistência, e com entrada independente para permitir mais segurança e conforto aos usuários”, informa.

O novo serviço deve entrar em operação na próxima semana, e vai se somar às outras 21 unidades municipais destinadas exclusivamente ao atendimento de casos de Covid-19 e síndromes respiratórias, onde são oferecidas consultas, além de testes e medicamentos, de acordo com a necessidade de cada paciente, com funcionamento inclusive nos fins de semana.

“O prefeito David Almeida determinou que todos os esforços sejam feitos para garantir uma assistência de qualidade à população, no nível que compete à saúde municipal, ou seja, atenção básica, e é isso que estamos buscando, por meio de todas as alternativas possíveis” destaca Shádia Fraxe.

Ainda segundo ela, o objetivo da prefeitura é oferecer atenção aos pacientes nos primeiros sintomas para evitar o agravamento da doença e a necessidade de internação e assistência prolongada nos hospitais, que estão operando no limite.

Monitoramento

Além das medidas com impacto na ponta do sistema, a Semsa está implementando medidas diferenciadas de monitoramento da pandemia e de planejamento baseado em indicadores básicos. A análise dos indicadores passa a ser feita diariamente a partir da próxima terça-feira, 12, quando terão início os trabalhos do Gabinete de Crise, criado a partir de um modelo compartilhado pelo Hospital Sírio Libanês.

“Esse trabalho sistemático vai nos dar a base para a tomada rápida de decisões com melhorias na rapidez, na eficiência e na qualidade do atendimento às pessoas que precisam da saúde municipal”, pontua a secretária. Ela ressalta que o modelo vai garantir também a racionalização de recursos, uma vez que o planejamento estratégico não será feito de forma intuitiva, mas a partir de dados reais.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar