Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura realiza treinamento em escalada de árvores para funcionários

A Prefeitura de Manaus estará iniciando no próximo sábado o primeiro treinamento em escalada de árvores para os funcionários da Semulsp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) que trabalham com manejo de arborização na cidade. O treinamento será ministrado pelo engenheiro florestal Sidney Brasil, chefe do Núcleo Operacional da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que participou em abril de uma série de treinamentos em técnicas de escalada nos Estados Unidos, onde a modalidade é bastante praticada.
De acordo com Sidney, o treinamento dos funcionários da Semulsp visa dar mais segurança ao trabalho de corte e poda feito nas árvores urbanas ao repassar ensinamentos sobre uso correto de equipamentos básicos e técnicas que garantem o acesso mais rápido à copa das árvores.
A iniciativa visa também divulgar o 1º Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore, nos dias 12 e 13 de julho, antecedendo a abertura do 12º CBAU (Congresso Brasileiro de Arborização Urbana), entre 13 e 16 de julho.
O treinamento será oferecido a 17 servidores da Semulsp que trabalham com corte e poda. Serão dois dias de aulas teóricas e práticas (sábado e domingo), na Fundação Doutor Thomaz, na rua Maceió.
De acordo com o coordenador do Programa Universidade do Meio Ambiente (Uniambiente), Marcelo Silva Dantas, responsável pela organização do treinamento, já estão sendo feitos os contatos para a disponibilização do espaço e dos servidores.
“A área da fundação foi escolhida porque possui visibilidade e espécies de árvores que permitem a escalada, a exemplo de jatobás, mangueiras, leucenas e jaqueiras muito comuns na cidade”, afirma Sidney Brasil. Alguns materiais serão disponibilizados aos participantes, que deverão levar consigo os equipamentos básicos de proteção que utilizam no dia-a-dia.
No primeiro dia serão oferecidas instruções teóricas e práticas e no segundo só atividades práticas. “Todos os participantes serão candidatos em potencial para participar do campeonato, que oferecerá prêmios aos primeiros colocados e será o primeiro evento da modalidade que acontece no Brasil”, salienta Sidney.
O 12º CBAU será realizado pela SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) com apoio da Prefeitura de Manaus. O campeonato ocorrerá nos dias 12 e 13 de julho, em local ainda a ser definido. Os interessados em se inscrever no campeonato podem acessar o site do 12º CBAU, através do Portal da Prefeitura de Manaus. As técnicas de escalada em árvore possibilitam o acesso a copas de árvores das mais diversas alturas. Em Manaus, algumas espécies chegam a atingir 30 metros de altura.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar