Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura encerra inscrições para cursos do PNQ

As inscrições para os primeiros cursos de 2008 da Prefeitura Municipal de Manaus, realizados por intermédio da Semdel (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local), encerraram nesta quinta-feira, à tarde, com o preenchimento das 180 vagas disponíveis.

Os cursos fazem parte do PNQ (Plano Nacional de Qualificação) do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e serão realizados a partir de segunda-feira, dia 14, pela Semdel em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

De acordo com o secretário da Semdel, Jefferson Praia, as inscrições bateram recorde este ano. “Fechamos todas as vagas em menos de quatro dias. Até o cadastro reserva já está preenchido. Todos os cursos são gratuitos e vão ensinar uma profissão aos participantes que poderão montar e melhorar o próprio negócio” destacou o economista.

Os cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos gratuitamente, neste primeiro momento, pela Semdel, são: costureiro ­industrial; padeiro confeiteiro; mecânica de automóveis; sistema de injeção eletrônica de automóveis e instalador e reparador de redes e aparelhos telefônicos.

Novas vagas

Segundo o secretário, Jefferson Praia, novas inscrições para cursos de capacitação e qualificação profissional serão abertas a partir do dia 21 deste mês. Em 2007, por meio do Programa Universidade do Povo, a Semdel capacitou e qualificou profissionalmente 25.138 pessoas durante a realização de 82 cursos que atenderam solicitações de 197 comunidades das áreas urbana e rural de Manaus.

As próximas vagas serão para os cursos de informática básica, empreendedorismo, técnicas de vendas, fluxo de caixa, auxiliar de departamento pessoal, auxiliar administrativo, manicure, hortifruti, culinária e artesanato em geral.

No período de 2005 a 2007, a Semdel (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Local) capacitou e qualificou mais de 52 mil pessoas. A meta para 2008 é formar mais 25 mil pessoas até dezembro.

Manausprev oferece vagas a ­aposentados e pensionista

No dia 15 de janeiro, terça-feira próxima, o ManausPrev -Fundo Único de Previdência do Município de Manaus- estará dando início às inscrições para os cursos do programa Tenaz Idade que serão oferecidos ao longo dos meses de 2008.

Os cursos são direcionados aos aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Manaus e Impas (Instituto Municipal de Previdência e Assistência Social).

Ao todo serão disponibilizados a partir de fevereiro dez cursos entre os de artesanato envolvendo pinturas em tecido, confecção de bonecas de pano, bijuterias, bordado, trançados em fita, miçangas em sandálias e o de informática básica e de acesso à internet.

Os segurados interessados em participar dos cursos devem procurar a sede do ManausPrev na rua Rio Jutaí, nº 527, Vieiralves, ou ligar para 3186-8000, no horário das 8h às 14h.

O Tenaz Idade é o projeto de responsabilidade social do ManausPrev criado com o objetivo de proporcionar aos aposentados e pensionistas do município de Manaus uma programação sociocultural e educativa-profissional, evitando o isolamento social, estimulando a socialização e a geração de renda.

Em quase dois anos de ­implantação, o Tenaz Idade já beneficiou mais de 600 aposentados e pensionistas em Manaus. Todas as atividades do programa são coordenadas pela assistente social Mônica Mattos.

A realização dos cursos é garantida por meio de parcerias firmadas com Fundações e demais secretarias da Prefeitura de Manaus.

A participação dos segurados nos cursos do Tenaz Idade tem proporcionado uma renda extra para vários aposentados e pensionistas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar