Prefeitura de Maués traça estratégias para turismo

A cidade de Maués (a 267 quilômetros de Manaus) estabeleceu um conjunto de ações para incrementar sua participação no cenário turístico e cultural do Amazonas. As propostas compõem a Carta de Maués, documento formulado ao final da Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na semana passada no município. O evento, que teve a presença do prefeito da cidade, Miguel Paiva Belexo, reuniu representantes da prefeitura, de entidades culturais, associativas e ONGs (organizações não governamentais), além da população local, no Centro Cultural Darcy Michiles.
Na avaliação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Xico Gruber, a reunião foi altamente positiva e surpreendeu pela quantidade de pessoas que compareceram às discussões. “Um dos acertos foi que será feita uma completa identificação e legalização dos sítios arqueológicos, que guardam verdadeiras relíquias locais e ainda não são reconhecidos”, comentou.
Outro destaque mencionado por Gruber corresponde à criação do Plano Municipal de Cultura. “Ao término da Conferência, foi instituído o Conselho Municipal de Cultura que, a partir de agora, deverá ser regulamentado para dar continuidade às propostas voltadas à área”, afirmou. Para este conselho foram eleitos 27 delegados do município, que participarão da Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada no mês de dezembro, em Manaus.
Ainda sobre as propostas da carta, ficou estabelecido que o Museu do Homem de Maués será transformado, no sentido de virar uma referência local, promovendo a interação com a população e organizações não governamentais. Para tanto, será criado um programa específico de preservação e resgate do patrimônio material, imaterial e da memória histórica do município.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email