Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus trabalha em reconvenção do Local Casa de Praia

Com a pandemia, as pessoas necessitaram passar mais tempo dentro de suas casas por conta do isolamento social, após o início da flexibilização do decreto governamental e volta gradual das atividades, muitos passaram a conquistar mais experiências ao ar livre. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Manaus trabalha em um projeto de reconvenção de um espaço abandonado na cidade, garantindo mais um espaço de lazer ao ar livre para a população.

O espaço que vai receber a reconversão é uma área na capital que está abandonada há décadas e localizado às margens do Rio Negro, na Zona Oeste da cidade. Ele era conhecido antigamente como Local Casa de Praia e funcionava como um casa de shows no início dos anos 90 e 2.000. 

Empreendimento está abandonado e passará por reconstrução por parte da Prefeitura – Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura Municipal de Manaus, as equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) estão desenvolvendo o projeto, que recentemente ganhou imagens renderizadas atualizadas da intervenção em 1.650 metros quadrados. 

Na época em que o espaço funcionava, o acesso ao local era possível somente por meio das diversas escadas que existem até hoje. Por conta disso, uma das maiores preocupações do Implurb é substituir as escadas por rampas de acessibilidade, de forma que todos possam usufruir do espaço. Como o terreno é desnivelado, seguindo a estrutura do lote, rampas e passarelas serão implantadas, ganhando ainda um elevador.

O projeto de reconvenção faz parte do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida, na segunda quinzena de junho.

Para o diretor de Planejamento do Implurb e também arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o Local Casa de Praia será um espaço pensado para o lazer e planejado para atender todos os públicos. “Teremos uma central de artesanato, área de duty free, praça de alimentação, espaço para shows e playground. Ele é um exemplo da biofilia, algo cognitivo para o ser humano” relata Pedro.

A tradicional feirinha de artesanato e os shows culturais, que haviam no complexo turístico da Ponta Negra, voltarão a ser atrações semanais.

O antigo Local Casa de Praia terá gestão futura da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e conforme o secretário Radyr Júnior, o objetivo será dotar a unidade de atividades que produzam renda e distribuam desenvolvimento social, econômico e cultural. “Ali vamos fortalecer o empreendedorismo e, sobretudo a economia solidária e criativa, com o networking.”, informa o secretário.

Caimi Ada Rodrigues Viana ganha nova sala

Governo inaugura sala de fisioterapia – Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e em parceria com a Associação e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM e Sinoreg/AM) entregaram em julho deste ano uma sala de fisioterapia totalmente equipada ao CAIMI Ada Rodrigues Viana, que fica localizado no bairro Compensa, na Zona Oeste de Manaus.

O espaço é totalmente destinado à reabilitação de idosos, que precisam de atendimento médico e acompanhamento para tratamentos pós-covid e demais necessidades. A sala foi equipada com 130 novos aparelhos de fisioterapia, que foram doados para a unidade de saúde. 

A secretária de Assistência Especializada da SES, Márcia Murad, destacou a doação como forma de ampliar a atenção ao idoso nos serviços de reabilitação. “Vai ser de grande importância todo esse material que eles estão nos doando para manter a atenção e ampliar o tratamento às pessoas idosas, tanto para o tratamento no pós-Covid quanto para as outras necessidades”, ressaltou a secretária.

O espaço foi montado com bicicletas ergométricas, cadeiras de rodas, macas, escadas, exercitadores respiratórios, aparelhos de pressão, faixas elásticas, halteres e outros itens adquiridos por meio da campanha “Cartórios Solidários”, que acontece desde o ano passado, e que envolve associações e cartórios de todo o país.

Em agosto deste ano, mais um incentivo à saúde foi levado ao CAIMI Ada Rodrigues Viana. O Governo do Estado do Amazonas anunciou a ampliação do Projeto Respirar, que passou a atender também os idosos da unidade que precisam de reabilitação por conta das sequelas da covid-19. 

Com a ampliação do projeto, as pessoas que ficaram com sequelas por conta da doença podem ter acesso à reabilitação cardiopulmonar e física, por meio de sessões de fisioterapia e prática orientada de exercícios físicos. 

Para que o tratamento seja iniciado, o paciente precisará de um encaminhamento feito por um profissional de uma unidade da rede pública de saúde, indicando a necessidade do mesmo. Após isso, os pacientes avaliados pelos profissionais do Projeto RespirAR terão encaminhamentos específicos, segundo sua avaliação, podendo ter um grupo de dez sessões de fisioterapia, prorrogáveis a depender da evolução do paciente. 

As sessões serão orientadas por profissionais das áreas de saúde e educação física, que executam o tratamento com atividades voltadas para reexpansão pulmonar e fortalecimento muscular dos pacientes. Os atendimentos de fisioterapia na unidade de saúde acontecem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

Foto/Destaque: Divulgação
Reportagem de Laíssa Carvalho

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar