Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus programa ações da semana de combate ao Aedes aegypti

Prefeitura de Manaus programa ações da semana de combate ao Aedes aegypti

Uma série de ações educativas serão promovidas pela Prefeitura de Manaus, no período de 14 a 18/12, referente à Semana de Combate ao Aedes aegypti. As ações pretendem chamar a atenção da população sobre as medidas para eliminar criadouros do mosquito e de prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya. As atividades serão executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

“Devido a pandemia da Covid-19, o trabalho de educação em saúde será feito em ambientes abertos, vias públicas, sem aglomeração de pessoas. A ideia é promover a sensibilização da população por meio de estratégias como a exposição de materiais audiovisuais, cartazes e faixas, em locais de maior circulação de pessoas”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A programação vai ter como foco o slogan “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, destacando a importância do envolvimento de cada pessoa, empresa ou instituição no combate à proliferação do Aedes aegypti.

“Todos podem colaborar no combate ao Aedes, executando medidas simples na própria residência ou local de trabalho, como tampar camburões, caixas d’água e outros recipientes que guardam água e contribuem para a proliferação do mosquito. Também podem manter o terreno livre de objetos que armazenam água, como garrafas, e limpar sempre as calhas e ralos”, destaca Marcelo Magaldi.

Os profissionais da Semsa ainda vão orientar a população sobre a utilização da estratégia do “Check list – 10 minutos de combate ao Aedes”, em que uma vez na semana é possível fazer uma varredura em casa em apenas 10 minutos, com limpeza necessária para eliminação de recipientes com água parada, que servem como criadouro do mosquito.

Programação

A abertura da Semana de Combate ao Aedes aegypti terá início na próxima segunda-feira, 14, com um seminário organizado pela FVS-AM. Entre os dias 15 e 18, a Semsa irá atuar nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, em locais como o minishopping Compensa; as feiras do Coroado e da Nova Cidade; na rotatória do conjunto Francisca Mendes; além de blitze em ruas e avenidas da cidade.

O encerramento será no dia 18, com uma carreata informativa circulando próximo ao minishopping Compensa, PAM da Codajás, feira do Coroado e rotatória do Francisca Mendes.

Casos

Em 2020, o município de Manaus registrou entre o mês de janeiro e o último dia 3 deste mês, um total de 820 casos confirmados de zika, dengue e chikungunya, sendo que em 2019 o número total de casos confirmados foi de 368.

Este ano, houve o registro de 769 casos confirmados de dengue, enquanto em todo o ano de 2019, o total foi de 271. Em relação à zika, os casos confirmados este ano chegaram a 47, apresentando uma redução de 11,3%, em comparação com o total registrado no ano passado.

Quanto aos casos confirmados de chikungunya, houve o registro em Manaus de quatro casos este ano, mostrando uma redução de 90,9% em relação a 2019, quando houve um total de 44 confirmações da doença, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan_NET e Sinan_Online)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar