Prefeitura de Manaus interdita trecho da rua dos Barés, no centro da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), interditou o trecho da rua dos Barés, no cruzamento com a rua Pedro Botelho, Centro. A medida foi necessária por conta do avanço do nível das águas do rio Negro, que alagou a via e está prejudicando a circulação de veículos no entorno.

“Por determinação do prefeito David Almeida, nós fizemos uma vistoria nesse local e identificamos possíveis problemas que possam ocorrer em decorrência da cheia. Esse aqui é o primeiro ponto alagado e o prefeito nos autorizou a fazer o fechamento desse trecho da via. Nós já estamos antecipando o fechamento, para que os condutores e pedestres não tenham problemas no local”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

 O tenente William Dias, secretário da Casa Militar do município enfatizou que o trabalho no local é de prevenção, mas também de apoio à população.

“Estamos fazendo um trabalho de prevenção aqui no Centro. A gente tem uma previsão para este ano de ocorrer uma das maiores cheias, inclusive maior que a de 2012. Por isso estamos aqui, por determinação do prefeito David Almeida, para prestar apoio aos moradores e lojistas da região, além de motoristas, com objetivo de que os danos sejam diminuídos consideravelmente”, frisou.

Orientação

 A Prefeitura de Manaus orienta aos condutores que trafeguem com cuidado e atenção pelo local. Para acessar a avenida Lourenço da Silva Braga, deve-se seguir até a rua Miranda Leão, depois acessar a rua Pedro Botelho.

 Cerca de 15 agentes de trânsito estão diariamente monitorando as vias do Centro e só farão novas interdições caso o avanço da enchente interfira na segurança de condutores e pedestres.

Detran-AM promove live, ações educativas e palestras virtuais no Maio Amarelo

Foto: Divulgação

Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dá a largada para a Campanha Maio Amarelo 2021. A abertura oficial do evento acontecerá hoje, quarta-feira  e será transmitida pelas redes sociais do Órgão. Durante todo o mês, serão realizadas palestras virtuais para as universidades e ações educativas nas ruas da capital e de municípios da Região Metropolitana de Manaus, com entrega de kits com máscara e álcool em gel para os condutores.  

Neste ano, devido à pandemia, o Detran-AM realizará uma programação com ações simbólicas de conscientização no trânsito, em alusão ao movimento. 

Iniciando no dia 5 de maio, com a abertura do Maio Amarelo, a cerimônia será transmitida pelo Facebook e Instagram do Detran-AM. E será restrita a colaboradores e à imprensa, na sede do departamento. 

Entre os dias 10 e 20/05, a equipe da gerência de Educação para o Trânsito estará realizando ações nos semáforos da capital e em alguns municípios da região metropolitana, com a entrega de máscara e álcool em gel para os motoristas.

“Este ano, novamente vivenciamos um cenário de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus. Deste modo, iremos manter as ações virtuais, como a realização de palestras para universidades, mas também ações de rua, respeitando todas as normas sanitárias vigentes”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

A equipe da gerência de Educação para o Trânsito estará realizando ações nos semáforos da capital e em alguns municípios da região metropolitana – Detran-AM

Iluminação

Durante todo o mês de maio, as fachadas dos órgãos estaduais serão iluminadas com a cor amarela. Totens em formato de laço amarelo, símbolo da campanha, e balões publicitários com o tema do Maio Amarelo, serão espalhados em pontos estratégicos da capital amazonense, como no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. 

Mascote

Outra ação realizada pelo Detran-AM durante o Maio Amarelo será a escolha da mascote da Escola Pública de Trânsito (Esptran), que está em fase de implantação. 

A mascote será escolhida por meio de um concurso cultural, destinado a estudantes da rede Estadual de Ensino Fundamental.  As regras para a competição serão publicadas em um edital no site do Detran.

Além da escolha do nome da mascote, o órgão também abriu para votação popular a escolha do slogan da Escola Pública de Trânsito. Numa primeira etapa, os colaboradores selecionaram quatro nomes em votação virtual. Em seguida, essa lista foi colocada nas redes sociais do Órgão para votação popular. 

A Esptran vai ofertar cursos de capacitação para os futuros condutores, além de levar ensino sobre leis de trânsito para dentro das escolas da rede estadual de ensino. O Programa será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM); e terá como público alvo alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual.

Tema 2021

Este ano, o tema escolhido para o Maio Amarelo – “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” – tem a finalidade de alertar os condutores e a sociedade para o respeito às sinalizações e cuidados no trânsito.

O Maio Amarelo é o movimento internacional de conscientização no trânsito, que nasceu em 2014, com a finalidade de diminuir o número de acidentes, sensibilizar e conscientizar o poder público, sociedade civil e iniciativa privada a terem mais cuidado e atenção no trânsito. 

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email