Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus entrega mais de 10 toneladas de ração a produtores rurais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou a 3ª ação do programa Manaus+Agro, nesta sexta-feira, 27/5, que beneficiou 50 produtores rurais previamente cadastrados, das comunidades rurais de Uberê, Água Branca, Brasileirinho e entorno, do Polo 1 da Agricultura Familiar, zona Leste.

O Manaus+Agro é um pacote de ações destinado ao setor primário, com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços de assistência aos produtores rurais do município.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a distribuição da ração atende ao Plano de Governo do prefeito David Almeida, que promove uma gestão mais eficiente, levando a instituição até a zona rural do município. Segundo ele, a parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Estado se converte em benefícios, em especial, para os produtores rurais, que na atual gestão ganham lugar de destaque.

“Quando dois homens como o prefeito David Almeida e o governador Wilson Lima se unem para trazer benefícios essenciais à população de Manaus, vocês encontram, em ações como essa, esses benefícios. Um processo importante que estamos avançando, é o programa de regionalização da merenda escolar de Manaus, o Premem, já aprovado na Câmara Municipal e que agora estamos em tratativas com a secretária Dulce Almeida, da Semed, para que a Semacc consiga operacionalizar o programa e fazer com que ele chegue ao produtor rural, de forma que se legalize e possa receber os benefícios do Premem. Nossas equipes estão preparadas, nós vamos fazer visitas técnicas a todos vocês, levando orientação para que consigam se organizar e receber todos os benefícios do Manaus+Agro e do Plano Safra Manaus”, enfatizou Wanderson Costa, durante seu anúncio no evento.

A terceira ação do Manaus+Agro foi realizada em parceria com o governo do Estado, que promoveu atividades do programa Peixe no Prato Solidário, por meio da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Também houve a distribuição de 33 mil alevinos pelo sistema Sepror; doação de kits de sementes pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam); entrega de carteirinhas de produtor rural e Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de serviços de orientação técnica aos produtores presentes.

Para Maria Rosliândia Mendes, representante do Polo 1 da Agricultura Familiar, essa é uma ação inédita que está acontecendo na zona rural de Manaus, promovendo inúmeros benefícios para o homem do campo.

“Está ocorrendo uma nova mudança nas nossas políticas públicas e por meio da união dos órgãos que estão aqui, trazendo tantos benefícios, estamos felizes pelas equipes, felizes pela programação, porque os produtores rurais passam a ser vistos de uma forma ampla e amparados. Portanto, eu saúdo a todos, neste dia maravilhoso, por essa renovação que está acontecendo”, destacou a líder comunitária.

Silvia Rodrigues, presidente da Associação Comunitária do Ramal do Brasileirinho e moradora da comunidade há 30 anos, também destacou a importância da ação, que pela primeira vez chega aos produtores rurais das comunidades Brasileirinho, Uberê e Águas Brancas.

“A gente precisava desse incentivo, porque temos bastante produtores rurais e eu quero parabenizar a todos porque em 30 anos, nunca havia chegado uma ação assim. Hoje nossos produtores vão receber insumos, ração, e nós agradecemos ao prefeito David Almeida e ao secretário da Semacc, Wanderson Costa, porque o produtor luta para se manter, devido o alto preço da ração e hoje estamos aqui recebendo o produto de graça, e isso é maravilhoso”, finalizou a presidente da associação.

Desde a primeira ação do programa Manaus+Agro, realizada em março, além de serviços de assistência técnica e da realização de cursos de qualificação para produtores rurais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semacc, já entregou mais de 75 toneladas de ração para aves e peixes, beneficiando 450 avicultores e piscicultores da agricultura familiar, na zona rural do município.

A aquisição do produto é fruto de emendas parlamentares dos vereadores Joelson Silva, Marcelo Corrêa, Samuel Costa e dos ex-vereadores Amauri Colares, Elias Emanuel, Fred Mota e Mauro Teixeira.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar