Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Manaus e Hemoam realizam Campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), realizou nesta terça-feira, 1º/6, uma Campanha de Doação de Sangue nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul. Na oportunidade, os funcionários da sede e das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) passaram por algumas etapas preliminares, como ficha cadastral, teste do hematócrito, triagem clínica e, por último, fizeram a doação no “Vampirão” do Hemoam.

No total, 54 servidores participaram da ação, que alcançou 34 bolsas de sangue para o banco do Hemoam. Cada bolsa comporta 450 miligramas de sangue, que vai ajudar no atendimento das pessoas que precisam para diversas situações hospitalares. Uma bolsa de sangue salva a vida de até quatro pessoas que necessitam do plasma.

Para a gerente de Desenvolvimento do Servidor (GDS), Wânia Braga, a Semed mais uma vez aceitou o convite para realizar o trabalho de doação, que acontece já há algum tempo na sede.

“Essa é uma parceria antiga entre a Prefeitura e a Fundação Hemoam. O quantitativo de doadores da Semed todos os anos é um número bem expressivo. É um momento muito importante, e os nossos servidores sabem da importância dessa doação e que eles estão mais uma vez ajudando, porque muitas pessoas nesse momento precisam desse precioso líquido”, completou.

A enfermeira responsável pela triagem clínica do Hemoam, Neucivane Lopes Farias, afirmou a importância da participação dos servidores dentro do processo da fundação de conseguir mais doadores para as pessoas que necessitam.

“Todos os dias, o Hemoam está precisando do sangue de doadores que venham doar voluntariamente, para que a gente possa ajudar a ter o sangue das pessoas que estão precisando, porque sangue é vida, se não tiver sangue, não tem vida. A gente precisa desse apoio e agradece à Semed, que disponibilizou o espaço para estarmos hoje aqui, além de toda atenção e apoio dos servidores que estão somando e ajudando a salvar vidas”, finalizou.

Doador desde 2012, o vice-presidente da comissão de avaliação de desempenho da Divisão de Pessoal da Semed, Renato Stuart da Rocha, tem orgulho em poder ajudar o Hemoam há algum tempo a salvar vidas.

“A participação de cada servidor em disponibilizar um pouco do seu tempo é muito importante, faz muita diferença para a saúde de várias pessoas que precisam dessa doação. O procedimento de doação de sangue é muito seguro, ele é muito simples, e depois você recebe um resultado do exame completo pelo Hemoam, além do benefício de doar e ajudar alguém. Sem contar, que pode monitorar a sua saúde por meio dos exames feitos pelo próprio Hemoam”, disse.

Foto/Destaque: Cleomir Santos / Semed

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar