Prefeitos vão lá e vêm cá

Os prefeitos do interior do Estado estão no momento de maior valorização, em função das eleições de 2022. No último sábado (24) boa parte deles esteve em um jantar na casa do governador Wilson Lima (PSC), convidados por este para um momento de descontração. Ontem, alguns desses comensais foram ao encontro do senador Eduardo Braga (MDB) no escritório deste em Manaus. É uma clara demonstração de que eles procurarão tirar o máximo proveito de tudo o que os possíveis candidatos a governador têm a lhes oferecer. E uma oportunidade de colocar suas administrações em boa rota, já que a maioria é candidata à reeleição em 2024. Vale lembrar que outro pré-candidato que os prefeitos costumam incensar é Amazonino Mendes (Podemos), mas este não tem emenda parlamentar nem verba a oferecer. O que atrai os gestores ao veterano é o fato de liderar todas as pesquisas realizadas até aqui. Por isso, não é de bom tom desprezá-lo e muito menos ignorá-lo.

DISPUTA

Grupos de direita estão disputando com muita intensidade alguns dos principais cargos em órgãos federais no Amazonas. São postos perdidos pelo senador Omar Aziz (PSD), que virou oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e outros que vagaram devido a problemas pessoais dos gestores. As duas principais cadeiras cobiçadas são as superintendências do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

POLÊMICA

A briga pelas quotas do grupo empresarial Chibatão, um dos maiores do Estado, está agitando os bastidores do meio jurídico de Manaus. De um lado está o acionista majoritário, José Ferreira de Oliveira, o “Passarão”. Do outro, o filho mais velho dele, Jean Oliveira, que foi afastado pelo pai dos negócios e quer retornar ou receber uma gorda indenização, alegando que está sendo prejudicado pela madrasta. No meio de tudo os advogados, que decidiram brigar em campo aberto, transformando a disputa em um espetáculo midiático, com acusações de lado a lado.

CASO FLÁVIO

A 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus iniciará hoje, a partir das 9h, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, a audiência de instrução relativa à Ação Penal n.º 0654422-21.2019.8.04.0001, que trata do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos – crime ocorrido em setembro de 2019 – e que tem como réus José Edvandro Martins de Souza Júnior; Mayc Vinícius Teixeira Parede; Alejandro Molina Valeiko; Paola Molina Valeiko e Elizeu da Paz de Souza. 

COMPRA DE ARTE

O Governo do Amazonas divulgou os resultados preliminares dos editais para seleção e aquisição de obras de arte e de acervo bibliográfico de produção amazonense. Os editais, lançados em maio, fazem parte do programa de auxílio ao setor de cultura e economia criativa anunciado pelo governador Wilson Lima. Os resultados estão disponíveis no Portal da Cultura (editais.cultura.am.gov.br).

NA ALDEIA

Seis profissionais acabam de ser treinados para realizar diagnóstico laboratorial de doenças do sangue e doenças endêmicas em regiões remotas do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A qualificação integra um projeto desenvolvido pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas para apoio ao diagnóstico laboratorial precoce em áreas indígenas, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

LEILÃO

Bens caracterizados como ociosos, antieconômicos ou irrecuperáveis para o município foram vendidos sexta-feira (23) em um leilão de bens móveis inservíveis realizado pela Prefeitura de Manaus.  Com a negociação de 27 lotes de materiais diversos, foram arrecadados R$ 200 mil para os cofres públicos, informou a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, gestora do patrimônio municipal.

EMPREENDEDORISMO

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com o Ministério da Economia, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, está disponibilizando o Núcleo de Educação Empreendedora do Inovativa Brasil, que oferece conteúdos gratuitos sobre temas variados no ecossistema empreendedor, com oferta de cursos de capacitação voltados ao empreendedorismo digital como Estratégia e Modelos de Negócios, Marketing e Vendas, Gestão de Pessoas, entre outros.

VACINAÇÃO

Prefeitura de Manaus manterá, hoje, a vacinação contra a Covid-19, em primeira e segunda doses, nos 21 pontos que começaram a funcionar nesta segunda-feira, 26, em todas as zonas da cidade. A campanha, iniciada no dia 19 de janeiro, já aplicou mais de 1,4 milhão de doses, sendo pouco mais de 1,142 milhão de primeiras doses e 321 mil segundas doses, além de 24.891 doses únicas.

FRASES

mercosul

“O (Hamilton) Mourão às vezes atrapalha.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, admitindo trocar o vice em 2022

representação

“Como alertei, Bolsonaro disse que iria vetar, mas anuncia fundão de R$ 4 bilhões, mais do que o dobro do que estava em vigor nas últimas eleições.” Marcelo Ramos (PR), deputado federal

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email