Pesquisar
Close this search box.

Prefeito entrega ponte Wilson Wolter Filho no bairro Flores

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a nova ponte da avenida Senador Raimundo Parente, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul, batizada de Wilson Wolter Filho, em homenagem ao ex-secretário municipal e professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que morreu em maio de 2020, em decorrência de complicações da Covid-19.

https://www.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/52177169182_010a77fc30_c.jpg

“Wilson Wolter foi um grande colaborador da prefeitura, um cientista, um técnico, e tem uma participação muito importante na minha vida pessoal, na política. Homenageá-lo é uma forma de reconhecer todo o seu trabalho, toda sua dedicação na Prefeitura de Manaus. A gratidão não prescreve”, enfatizou o gestor municipal.

A estrutura irá restabelecer o fluxo de veículos no local. As obras do novo equipamento urbano iniciaram no dia 17 de março deste ano, após a estrutura da ponte ser comprometida devido às fortes chuvas. A antiga ponte, em gabião, que tinha oito metros foi demolida e a equipe de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) a removeu, melhorando a estrutura e devolvendo a trafegabilidade no local.

“A prefeitura entrou de forma rápida e emergencial, dando resultados rápidos para Manaus. Hoje estamos entregando a obra concluída, com essa homenagem digna a esse homem respeitado que foi Wilson Wolter. Aqui havia um problema que agora está sendo resolvido de forma definitiva”, completou o titular da Seminf, Renato Júnior.

A ponte, que recebeu novas estruturas, agora possui 16 metros de extensão e está 1,5 metro mais alta, com o objetivo de evitar alagamentos, mesmo nos dias de forte chuva. No total, 72 estacas foram implantadas e em seguida, feita uma cortina de contenção, implantação das vigas longarinas, transversinas e a concretagem do tabuleiro, com lajes pré-moldadas, além disso, o espaço recebeu serviços no entorno como limpeza, paisagismo, pintura do meio-fio e pintura do mosaico.

Homenagem

Dono de um extenso e respeitado currículo, seu nome marcou a trajetória acadêmica e política do Amazonas. Wilson foi pós-doutor em química na Bélgica, exerceu os cargos de secretário municipal e estadual, chefe de Gabinete, enquanto Alfredo Nascimento foi Ministro dos Transportes, e foi também seu secretário particular quando este tornou-se senador. Foi superintendente da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental. Por fim, aposentado como pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professor titular das Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam).

“Para nós é motivo de gratidão, de muito orgulho do legado do meu pai. É um motivo de honra estarmos aqui. Presenciamos e sabíamos do amor que o meu pai sempre teve pela cidade, pela população. Ele se dedicou muitos anos a esta cidade. Gratidão ao prefeito David Almeida por esta homenagem”, finalizou a servidora pública, Marcella Wolter, filha do homenageado.

PMM vai coordenar  redução de acidentes de trânsito na Região Norte do país 

Redução de sinistros de trânsito e estratégias para a conscientização de condutores, foram alguns dos temas abordados na primeira reunião das Câmaras Temáticas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Em reunião ficou definido que os representantes da Prefeitura de Manaus irão coordenar as estratégias e ações para reduzir danos e acidentes de trânsito em todos os Estados do Norte do Brasil.

 O representante do IMMU na Câmara de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, o analista de tráfego Alcy de Oliveira da Silva, explicou que na primeira reunião foi realizada a posse dos novos membros.

 “Quanto à temática principal, foi abordada a importância do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que deve ser difundido em todo o Brasil. O objetivo principal é zerar as mortes de trânsito no país. Não é admissível que tenhamos um grande número de perda em vidas. É importante que as ações não fiquem centralizadas no governo federal, mas também nos Estados e municípios, fazendo uma interligação entre os demais órgãos responsáveis e atividades para atingir o objetivo de zerar as mortes no trânsito”, frisou.

Para o representante na Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Pnatrans (CTPNAT), Antônio Costa Neto, a seleção demonstra a capacidade técnica dos servidores do IMMU.

“Os funcionários têm recebido diversos investimentos intelectuais oferecidos pela Prefeitura de Manaus, que aprimoram os conhecimentos técnicos. A seleção dos representantes foi realizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), órgão nacional de trânsito, onde vários funcionários do instituto compõem as Câmaras Temáticas, que discutem em nível nacional todos os problemas que, regionalmente sentimos, e em que o governo federal precisa investir com recursos para salvar vidas no trânsito”, destacou Costa Neto.

 Maria Minuza da Fonseca de Lira, representante de Manaus na Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Pnatrans (CTPNAT), revelou que os membros da câmara irão coordenar os grupos de trabalhos regionais.

“Com o Pnatrans será possível fazer monitoramento e avaliação a partir dos registros de acidentes de trânsito, para que não seja aceitável mais nenhuma morte no trânsito. O Pnatrans tem ações voltadas para segurança viária, atendimento a vítimas, entre outros. Haverá um conjunto de ações em todas as Câmaras Temáticas que irão convergir para a avaliação no plano. Na abertura de hoje, foi informado que os representantes de Manaus irão coordenar os grupos de trabalho das Câmaras Temáticas regionais”, destacou.

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar