O prefeito Arthur Neto, encaminha à Câmara Municipal de Manaus, nesta quarta-feira (18) o PlanMob Manaus (Plano de Mobilidade Urbana de Manaus) que propõe consolidar a política da cidade em nove diretrizes gerais que têm, entre outros objetivos, reduzir em 15% o custo estimado do setor para os próximos 20 anos; investimentos prioritários na mobilidade coletiva; e benefícios sociais superiores a R$ 9 bilhões no período, suficientes para compensar os investimentos.
As diretrizes apontam para a necessidade de favorecer os deslocamentos motorizados de média e grande distâncias por meio do serviço de transporte coletivo, alvo de planos e projetos; priorizar a circulação do transporte coletivo no sistema viário; valorizar a bicicleta nos deslocamentos de curta e média distâncias, como meio complementar e lúdico; reconhecer e favorecer o deslocamento a pé; estabelecer melhor articulação viária para redução da sobrecarga de fluxos desnecessários nas vias principais e para redução do tempo de circulação; promover a coordenação e integração entre os diversos tipos de transportes; propiciar mobilidade para as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção; reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana; fortalecer a gestão pública.
O plano foi desenhado a partir de estudos que apontam para o crescimento no índice de motorização da cidade e a perda gradativa da participação do modo coletivo nesse percentual. Segundo os estudos, a cidade passou de 95 automóveis por mil habitantes em 2005 para 161, em 2015. Enquanto isso, a participação do modo coletivo de motorização caiu de 53% para 39,5% em igual período enquanto a motorização individual cresceu 14% subindo de 15,5% para 30,5%. “Manaus tem uma divisão modal muito próxima de cidades como São Paulo, onde os percentuais são praticamente iguais entre as três categorias (motorização coletiva e individual e não motorizados)”, diz o estudo.
O estudo mostra que Manaus interrompeu, no passado, a constituição de um sistema integrado e de racionalização da rede de serviços de transporte coletivo, bem como interrompeu a expansão dos corredores exclusivos, mantendo os terminais já construídos em estado bastante insatisfatório, com consequências na imagem, na funcionalidade e na lógica do transporte coletivo. Aliado a isso, o modelo viário potencializa os efeitos negativos por conta de uma circulação concentrada, diz o estudo.
Prefeito Arthur Neto envia Plano de Mobilidade à Câmara
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Desemprego sobe a 7,8% no trimestre terminado em fevereiro, diz IBGE
28 de março de 2024
Desenrola Brasil é prorrogado; veja como renegociar sua dívida
28 de março de 2024
Alta da renda tira 20 milhões de situação de insegurança alimentar
28 de março de 2024
Manifestação reúne centenas de motoristas
27 de março de 2024
Navegistic Navalshore Amazônia terá quase 100 expositores
27 de março de 2024
O que faz um Pai de Santo? Saiba tudo!
27 de março de 2024