Pesquisar
Close this search box.

Preços no varejo paulistano iniciam 2008 em alta, afirma Fecomercio

Os preços praticados no varejo pelos comerciantes paulistanos iniciaram 2008 com alta de 0,26% contra os 0,90% vistos em dezembro, segundo apurou o IPV (Índice de Preços no Varejo) da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). Na comparação interanual de janeiro, a elevação foi de 4,02%. Dos 21 grupos analisados pelo IPV, apenas 7 registraram queda.
O desempenho dos segmentos de Supermercados, Feiras e Padarias contribuíram para a alta, enquanto Eletroeletrônicos e Veículos colaboraram para que o índice se mantivesse em patamares menores.
A expectativa para 2008 é de que os produtos alimentícios continuem influenciando o comportamento do IPV de maneira negativa, mas com proporções inferiores às vistas em 2007, devido ao fim dos problemas de safra. Por outro lado o preço dos Combustíveis ainda causa preocupação por conta das altas nos preço internacional do petróleo e pelo período da entressafra da cana que se aproxima.

Mercado
internacional

Supermercados atingiram alta de 0,96% em relação a dezembro e em relação ao mesmo mês do ano anterior, elevação de 9,09%. As altas cotações dos grãos (trigo, soja e milho) no mercado internacional em virtude da elevada demanda influenciaram os preços. As variações mais significativas foram em legumes (15,02%), óleos (5,39%), ovos (4,91%), frutas (4,85%) e cereais (3,89%).
Já a atividade de Feiras apresentou em janeiro, alta de 1,37% em relação ao mês anterior. Na comparação interanual, acumula alta de 2,76%. As principais variações foram: legumes (8,43%) e frutas (2,15%).
O setor de Padarias acusou elevação de 0,96% em janeiro e em relação ao mesmo período de 2007, alta de 13,9%. A instabilidade do mercado internacional de grãos e derivados animais, causaram efeitos nocivos nos preços destes bens. Os resultados mais relevantes ficam por conta de panificados (1,51%), outros produtos (1,04%), bebidas (0,98%) e frios e laticínios (0,17%).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar