Preços médios de hotéis na América Latina caem 21%, revela HPI

O preço médio de um quarto de hotel na América Latina caiu 21% em 2009, quando comparado ao mesmo período do ano de 2008, de acordo com o HPI (sigla para Índice de Preços de Hotéis em inglês) da Hoteis.com. Já a média global do mesmo índice registrou um declínio de 14% no período.

De acordo com o HPI de 2009, a média de preços de hotéis apresentou queda em todos os trimestres do ano, mas a velocidade desse declínio perdeu força ao longo do período. No quarto trimestre, a redução dos preços em relação ao ano anterior foi de 7%, metade dos 14% negativos registrados no penúltimo trimestre. No segundo e primeiro trimestres as reduções registradas foram de, respectivamente, 17% e 16%.

Na contramão da tendência global, o Rio de Janeiro revelou-se o destino mais caro para visitantes vindos dos Estados Unidos no ano passado. A cidade apresentou um índice 10% maior que um ano antes. São Paulo também registrou aumento de preços de 7% para os que contrataram seus quartos pagando em dólares norte-americanos. Já outras cidades sul-americanas, acompanharam a tendência de queda ocorrida em 2009. Cancun observou os preços para viajantes vindos dos Estados Unidos caírem 23%; Miami, 14%; Buenos Aires, 20%; e a Cidade do México, 13%.

Os preços pagos pelos visitantes provenientes do Reino
Unido para os quartos do Rio de Janeiro subiram 13% em 2009. Miami e Cidade do México se tornaram destinos populares para os viajantes que pagaram em libras: seus preços aumentaram em 8% e 10% respectivamente no ano, quando comparados com 2008. Cancun e Buenos Aires, por sua vez, tornaram-se mais acessíveis para os visitantes do Reino Unido. Os valores pagos pelos britânicos para essas cidades apresentaram queda de 14% e 10% respectivamente.

Viajantes provenientes do continente europeu encontraram Cancun, Buenos Aires e a Cidade do México mais em conta ao longo de 2009, enquanto o Rio de Janeiro ficou mais caro devido a um aumento médio nos preços em Euros de 12%.

O HPI da Hoteis.com monitora os preços reais pagos por quarto ao invés de se basear nos valores anunciados pelos hotéis. O índice aponta os valores efetivamente pagos por clientes na contratação de 94 mil quartos/vagas em 16 mil lugares ao redor do mundo. O último HPI avalia os preços de hotéis entre janeiro e dezembro de 2009, comparando-os com os praticados um ano antes. Sua metodologia usa uma média ponderada baseada no número de quartos vendidos em cada um dos mercados em que a Hoteis.com opera.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email