Pesquisar
Close this search box.

Preços dos alimentos em janeiro tiveram maior patamar desde 1990

Os preços mundiais de alimentos atingiram recorde de alta em janeiro, segundo a FAO, o órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação. A previsão é que o movimento deve persistir.
O índice subiu pelo sétimo mês seguido, registrando o maior patamar desde o início da série histórica, em 1990: 230,7 pontos em janeiro, ante 223,1 pontos em dezembro.
“As novas cifras mostram claramente que a pressão em alta sobre os preços mundiais dos alimentos não se enfraquece’’, comentou um especialista da FAO, Abdolreza Abbasian.
O movimento de alta dos preços dos alimentos, que começou em agosto, faz temer a explosão de “revoltas da fome’’, como as que aconteceram em 2008 em vários países africanos, e também no Haiti e nas Filipinas.
Em janeiro, Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral do Banco Mundial, alertou que o avanço do preço dos alimentos ameaça a estabilidade econômica e social.
“Preços mais altos de alimentos e volatilidade são as maiores ameaças para a recuperação da estabilidade econômica e social. Você viu o que aconteceu na Argélia recentemente’’, disse.
A Argélia foi forçada a cortar taxas e tarifas de importação de alguns alimentos após forte aumento da inflação que gerou protestos no país.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar