Pesquisar
Close this search box.

Preciso ser ético. E agora?

Atualmente não temos uma quantidade boa de bons exemplos, todavia, temos muitos maus exemplos e isto deve servir de matéria prima para podermos entender melhor o que não devemos seguir e fazer na nossa vida pessoal e profissional. Precisamos sempre nos policiar devido à existência da tentação muito grande de se fazer o mais fácil ou o que mais me beneficia. Às vezes, a necessidade fala mais alta ou o ser humano continua em um processo de esquecimento da moral, da ética e da virtude. A palavra ética soa como algo limpo, transparente, amigável, parceiro, companheiro e humano, mas também profissional. Na prática não pode ser diferente. Um fato real e que precisamos urgente criar novos limites e buscar respeito e virtude em todos os processos que utilizarmos no cotidiano e para isso devemos prometer somente o que podemos fazer e cumprir esses compromissos prometidos. Assim poderemos buscar e mesmo resgatar muita credibilidade para nossos atos, pois, não podemos esquecer e nem preconceituar ações generalizando-as.
Vários conceitos podemos achar sobre a Ética. O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ética é tudo aquilo certo que fazemos sem a necessidade de alguém por perto. E porque precisamos da Ética? A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Assim o século XXI exige uma conduta diferenciada e muita ética naquilo que nos propomos a fazer. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
Uma pessoa ou profissional que não segue a ética na sociedade a qual pertence é chamado de antiético. O antiético age de uma forma mesquinha e inicialmente individual, mas com o passar dos tempos começa a conseguir influenciar pessoas para realizarem o mesmo com um falso conceito de que tudo é muito relativo e os outros fazem por que não podemos fazer. Desta forma a probabilidade de nos transformarmos em pessoas e profissionais antiéticos aumentam consideravelmente e para isto não ocorrer devemos fazer e responder várias perguntas. Estou sendo um bom profissional? Estou agindo adequadamente? Realizo corretamente minha atividade? Entre outras.
A Ética é e deve ser sempre uma atitude. Pois, eu como pessoa e profissional devo estar sempre buscando o melhor equilíbrio para chegar aos melhores resultados. Como vivemos em sociedade devemos nos convencer de que outros poderão ser prejudicados caso eu sobreponha sobre qualquer situação a minha mesquinharia e a minha falta de visão, ate por que, independente de nós querermos ou não, somos espelhos para alguém e ai mais uma pergunta. As pessoas são éticas porque têm sucesso ou têm sucesso porque são éticas?
Além das habilidades técnicas, da competência dos colaboradores, toda empresa precisa também de profissionais com qualidades pessoais (virtudes). Assim conheça-se e se aceite como você é com seus pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados, seus erros e acertos. Não se compare com os outros e nem seja cópia de ninguém! Estabeleça metas que possa alcançar e respeite seus limites nunca esquecendo que a ética é fundamental.
Certamente podemos destacar que a grande maioria da população brasileira ainda preza pela ética em todos os sentidos, pois, se não fosse assim estaríamos perdidos e entregues a própria sorte. Todavia o que acontece é que sempre destacamos muito mais as mazelas do que as benfeitorias. Tenho a certeza que muito de bom se faz no Brasil, mais infelizmente, algumas vezes, fazemos questão de divulgar as mazelas esquecendo-se de divulgar os sucessos, esquecendo também, que as pessoas continuam sendo o centro de todo o processo e são elas responsáveis pelo sucesso ou fracasso das situações criadas. Precisamos sonhar, planejar e agir, mas sempre de forma ética.
Devemos assumir as rédeas das situações e ser éticos sempre. Devemos conhecer nossa empresa, seu código de conduta e ética e criar valor agregado em tudo que fizermos. Precisamos abrir as portas, pois, a primeira impressão será sempre a que fica.

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar