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Prazer de degustar uma bebida

Quando o papa Francisco falou que o brasileiro bebe muita cachaça e reza pouco, teve gente que não gostou, mas ele só errou na bebida, que não é cachaça, mas cerveja. Dados da Euromonitor, de 2020, mostraram que entre os cinco maiores mercados de cervejas do mundo, o Brasil foi o único a ter crescimento positivo tanto em valor quanto em volume.

Ano passado as vendas de cervejas no Brasil cresceram 5,3% em relação a 2019, na contra-mão do mundo e, ajudada pela pandemia, disparou a tendência de consumir a bebida em casa, segundo a Kantar.

Quem confirma esses dados é a sommelier e empreendedora Ana Carolina do Vale. Ela inaugurou, em setembro passado, a loja virtual Drinkability e, nesses oito meses de funcionamento, só tem visto o sucesso de seu empreendimento.

A história de Ana Carolina com essa bebida milenar é interessante. Ela foi trabalhar na cervejaria Beer’s & Beer, mas nunca tinha bebido, e as vezes que experimentara cerveja, não gostara. Porém, como seu trabalho era atender os clientes, precisava conhecer o que vendia.

“E, de prova em prova, acabei gostando da bebida e não mais deixei de gostar”, recordou.

Depois de cinco anos trabalhando na Beer’s & Beer, Ana Carolina se tornou uma expert em cervejas, mas queria muito mais além de conhecer os sabores. Ela se matriculou na EAC (Escola Amazônica de Cerveja) e, em 2019, se tornou sommelier. E não parou por aí. Inaugurou a Drinkability e continua a fazer cursos online para se aprimorar. Agora está estudando para ser mestre cervejeira, bartender e mixologista.

Diversos serviços

Como mestre cervejeira Ana Carolina terá habilidade para produzir cervejas e como bartender e mixóloga estará apta a misturar corretamente outros tipos de bebidas e criar os mais inusitados coquetéis.

Nesses oito meses de existência, a Drinkability já chegou a ter mais de 300 rótulos em sua carta, com cervejas locais, nacionais e importadas, principalmente da Bélgica que, segundo os amantes de cervejas, é o país que fabrica as melhores bebidas do mundo. A loja também disponibiliza cervejas artesanais. Diferente das industrializadas, as artesanais passam por um processo de produção minucioso, lento e em menor escala, no qual se preza a qualidade e a personalização. Não recebem produtos químicos para acelerar sua fermentação e maturação.

“Também disponibilizamos para os clientes o hidromel e o pisco. O hidromel é uma bebida xaroposa, com propriedades laxativas, fermentada à base de água, vinagre ou mel. Já o pisco é uma bebida típica peruana produzida a partir da destilação do vinho proveniente de alguns tipos de uvas”, explicou.  

Mas nem só de vendas de bebidas vive a Drinkability. O mix de conhecimentos que Ana Carolina vem adquirindo se junta aos diversos serviços que a loja oferece, como a harmonização de cervejas não só com comidas, mas também com músicas, roupas, e até taças; e a degustação de cervejas e hidromel.

“Sempre publico dicas de harmonização e degustação nos meus stories, e mesmo sobre cada estilo de cerveja ter um tipo específico de taça. Até isso eu ensino. Tudo a ver com o conceito da palavra Drinkability, que é saber medir o quanto uma bebida é agradável de se degustar. Quero que o cliente se sinta assim com nossos serviços”, revelou.

Caixa de surpresas

O principal produto disponibilizado pela Drinkability é a Caixa Box, recebida em casa, pelo cliente, com alguns dos itens da loja.

“Dentro da Caixa Box vai uma cerveja, um tipo de comida que harmonize com essa cerveja, um mimo e um guia explicativo do porquê aquela harmonização. Funciona assim, o cliente solicita a Caixa Box e eu converso com ele para saber qual estilo de cerveja prefere, depois recebe a Caixa sem saber que cerveja ou comida eu enviei pra ele. A surpresa é o segredo do sucesso”, ensinou.

O cliente pode solicitar a Caixa Box tanto de forma avulsa, ou se desejar pode recebê-la mensalmente, ou ainda indicar alguém para ganhá-la de presente. Em todas as datas comemorativas, como agora para o Dia dos Namorados, a Caixa Box surge com produtos diferentes.

“Esta, agora, está sendo produzida pela primeira vez em parceria com o John Sushiman e terá uma sidra harmonizando com um sushi”, adiantou.

A Caixa Box está fazendo tanto sucesso, que Ana Carolina até lançou uma com hidromel, uma bebida antiga, mas pouco conhecida, e que caiu no gosto dos clientes. Mês passado a sommelier havia lançado uma que levava três petiscos e três cervejas, e a próxima da lista será a Easy Leasy (mole mole), com cervejas que circulam no dia a dia nos bares e restaurantes de Manaus, sem falar dos drinques, que virão em breve.

Quem quiser fazer parte dos amantes da cerveja, e de outras bebidas, que seguem a Drinkability, pode entrar no grupo de WhatsApp ‘A Bebida Tá On’, onde a garota anuncia tudo o que a loja está vendendo ou promovendo.

Face e Instagram: drinkabilits3. Fone: 9 9464-4706.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
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