Praciano destaca na Rádio Globo pontos prioritários da campanha

Educação e saúde são os pontos prioritários de destaque no programa de governo do candidato a prefeito de Manaus, Francisco Praciano, do PT, que na segunda-feira, 1, foi o entrevistado do programa “Manhã da Globo”, da Rádio Globo AM. Esta foi a segunda entrevista entre os candidatos a prefeito realizado pela rádio, e foi coordenado pelo locutor Carlos Araújo.
Para Praciano, tanto educação quanto saúde precisam passar por um processo de humanização do servidor público, melhorando o salário dos professores e médicos e revendo o atual plano de cargos e salários dessas categorias. O candidato apontou que com educação é possível resolver outros problemas sociais como a segurança pública.
“É preciso que nossos professores estejam motivados, motivando também os estudantes. Além disso, queremos propor que as escolas estejam abertas à comunidade nos fins de semana, garantindo a participação destas pessoas em atividades culturais, esportivas e de formação profissional”, comentou. Praciano adiantou que pretende buscar parcerias com órgãos e entidades para realizar cursos de economia doméstica para adultos.
Na questão da saúde, o candidato do PT disse que o município precisa dar uma atenção maior aos dependentes químicos, criando clínicas públicas para o combate ao alcoolismo e o vício por entorpecentes. “Isso é um problema sério em Manaus e que precisa ser enfrentado. Hoje apenas algumas Ong´s tratam desses doentes, mas precisamos manter psicólogos nos postos de saúde e até mesmo nas escolas”.
Francisco Praciano também propôs que Manaus crie um hospital especializado de atenção à mulher, realizando serviços que, segundo ele, estão concentrados apenas na única maternidade municipal. “A mulher precisa ter uma atenção especial, coisa que ainda não existe. Nossa idéia é criar esse espaço para realizar exames, tratamentos e todos os serviços necessários a elas”, afirmou o candidato.
Sobre o problema da falta de água em Manaus, Praciano disse que a repactuação precisa ser revista e os investimentos feitos pelos órgão públicos devem voltar como forma de benefícios tributários para a população. Além disso, ele comentou que a maior parte do que foi investido na resolução desse problema são de verbas obtidas junto ao governo federal, liberadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cidade mais iluminada

Na opinião do candidato, segurança ostensiva é responsabilidade do governo do Estado, mas que o município pode contribuir na complementação das ações. “A Prefeitura precisa iluminar bem a cidade. Hoje as ruas possuem muitos postes, mas a luminescência é fraquíssima. Além disso, temos que criar ações sociais e educacionais para serem implantadas em áreas mais precárias e com maior índice de violência.
O candidato aproveitou para defender a Zona Franca de Manaus e lembrou que ninguém além do presidente Lula é responsável pela prorrogação dos incentivos fiscais. Ele também comentou que a atual administração já realiza um bom trabalho no incentivo à criação de novas empresas, mas que isso será melhorado em sua gestão. Quanto ao crescimento no número de falências, ele disse acreditar que isso é um problema de mercado.
Nascido no Ceará, Praciano vive há 34 anos em Manaus onde já cumpriu quatro mandatos de vereador. Ele tem 56 anos de idade e é formado em economia, atuando anteriormente como professor e adminstrador de empresas. Atualmente ele ocupa uma das vagas na Câmara Federal.
O petista foi o segundo candidato entrevistado pela Rádio Globo e até o dia 29 de setembro todos deverão passar pelo estúdio da emissora. O próximo entrevistado será o candidato à reeleição Serafim Corrêa, do PSB.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email