Pesquisar
Close this search box.

Postos de trabalho têm leve queda de 1,61% no Pólo Industrial de Manaus

https://www.jcam.com.br/2412_ CAPA A.jpg

O número de empregos no PIM (Pólo Industrial de Manaus) apresentou um quadro de retração entre janeiro e outubro ao atingir o quantitativo de 96,61 mil funcionários, número inferior em 1,61% aos 98,19 mil postos de trabalhos mantidos no mesmo intervalo do ano passado, conforme consta nos indicadores econômicos mais recentes da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas,­ Valdemir Santana, avaliou que o número de empregos neste ano só começou a crescer, a par­­­tir de outubro, após os incentivos do governo federal a alguns segmentos industriais do PIM, a exemplo do setor de áudio. “Nesses últimos três meses, a pro­­­­dução ficou aquecida e isso elevou o número de postos de trabalho nas fábricas”, destacou.

Segundo informações do sindicato, nesses últimos três meses do ano houve a contratação de 7.000 temporários, número superior em mais mil aos quase 6.000 contratados no mesmo intervalo do ano passado.

O sindicalista fez um balanço positivo na geração de empregos, dissídio salarial e pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nas indústrias locais. “Nós, metalúr­gicos conseguimos o maior reajuste do país, 6%, o sindicato dos rodoviários 6,5% e os trabalhadores dos termoplásticos 5,5%”, informou Santana.
De acordo com sindicalista, o segmento de duas rodas e as fabricantes de notebooks estão apresentando o maior número de contratação.

A produção se intensificou tanto neste ano, que as indústrias adiaram a concessão das férias coletivas, comumente concedida na primeira quinzena de dezembro. “A maior parte dos funcionários das indústrias continuam trabalhando, as férias coletivas está marcada para ter início no próximo dia 21 com previsão de término no dia 13 de janeiro”, explicou.

Segundo os indicadores da Suframa, no mês de setembro foi registrado um crescimento de 8,33% no número de contratos temporários que totalizou o quantitativo de 5.850, an­­­­­­te 5.400 contratados no mes­­­mo período de 2006.

Demanda de fim de ano elevada em 21%

No mês de outubro, o nú­­­mero de pessoas contratadas na indústria para atender a demanda de fim de ano apresentou uma elevação de 21% ao totalizar 6.343 trabalhadores em regime temporário.

Para 2008, se depender das projeções do presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Maurício Loureiro, o número de empregos tende a aumentar devido às boas projeções de crescimento do PIM. “Estamos otimistas que o próximo ano será melhor que este e nossa perspectiva é que as indústrias consigam atingir um crescimento em cerca de 10%”, destacou.

O presidente do Sinaees (Sindicato da Indús­­­tria de Aparelhos Elétricos Ele­­­trônicos e Similares de Manaus), Wilson Périco, também faz projeções otimista para o bom desempenho das indústrias no próximo ano.

“No setor de eletroele­­trônico do pólo de Manaus o destaque será pa­­ra a venda de TVs, que de­­­verá atingir um crescimento em cerca de 10%, em razão das linhas de financiamento que poderão surgir para comercialização desses aparelhos”, explicou o sindicalista.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar