Positivo aposta em novo mercado

A Positivo Informática, fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia sua entrada em um novo segmento de mercado: a companhia está lançando seus primeiros celulares e smartphones. A receita para obter sucesso também neste setor está na combinação da qualidade, preços competitivos e design para diferentes perfis de usuários, sempre com foco no consumidor brasileiro. Os cinco modelos de aparelhos chegam ao mercado em novembro, sendo dois messaging phones e três smartphones com sistema operacional Android. Os equipamentos serão vendidos nas principais redes de varejo do país, e também estão sendo negociadas parcerias com operadoras de telefonia.
Este mercado é pujante no país, com volumes próximos a 60 milhões de aparelhos vendidos ao ano. Dentro dele, os números do segmento de smartphones revelam seu potencial, com crescimento anual de dois dígitos. Segundo estudo da IDC, em 2011, foram vendidos aproximadamente 9 milhões de aparelhos dessa categoria no país, 84% a mais que em 2010. A previsão para este ano é superar a marca de 15,4 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 73% na comparação com o ano passado. Em 2011, o Brasil passou de 16º para a 10ª posição no ranking mundial de smartphones. Projeções da IDC indicam que em 2016 o país será o 4º colocado no ranking.
“A decisão de investir neste mercado tão promissor está alinhada à recente evolução de nosso portfólio de produtos e serviços, com a linha de e-readers Positivo Alfa, de tablets Positivo Ypy e o ecossistema virtual Mundo Positivo, todos sintonizados com o processo de convergência digital. Há a expectativa que os smartphones sejam incluídos na Lei do Bem em breve e, com isso, esses dispositivos devem se tornar ainda mais atrativos para os consumidores brasileiros, colaborando, assim, com a ampliação do uso da banda larga e a inclusão digital em nosso país”, diz Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo Informática.
Em sua estreia no mercado, a Positivo Informática vai ofertar aparelhos básicos e avançados. Na faixa de entrada, com preço mais acessível, estão dois messaging phones, também chamados “feature phones” ou “smartphones lite”, que permitem o acesso à internet, redes sociais e sistemas de mensagens instantâneas, porém, não dispõem de sistema operacional aberto. Já na categoria de smartphones serão três modelos com sistema operacional Android, a plataforma mais popular no país, com 50% do mercado de smartphones em 2011 e em contínuo crescimento. Entre os trunfos para conquistar espaço neste mercado está o licenciamento para inserir os serviços do Google em seus aparelhos, incluindo a sua loja de conteúdos, a Google Play. A Positivo Informática é a única fabricante brasileira credenciada pelo Google.
As pesquisas para desenvolvimento dos aparelhos celulares e smartphones começaram há 18 meses. À frente deste novo segmento de atuação da Positivo Informática está o executivo Germano Couy, vice-presidente de Produtos de Consumo, que chegou à companhia em maio deste ano. Couy acumula mais de 20 anos de experiência no setor de Tecnologia, incluindo cargos de direção nas distribuidoras Bell Microproducts, Flytech e Tech Shop, além de ter ocupado a presidência da Megaware.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email