Pesquisar
Close this search box.

Positivo adensa produção na ZFM

https://www.jcam.com.br/2709_A5.png

A cadeia componentista do PIM (Polo Industrial de Manaus) receberá mais uma fábrica de produção de placas e baterias para computadores e celulares. Trata-se da Boreo Indústria de Componentes, empresa subsidiária da Positivo Tecnologia.

Com cerca de R$ 80 milhões investidos, a empresa vai gerar 270 empregos diretos em uma área de 8 mil metros quadrados no Distrito Industrial 1. Segundo o presidente da Positivo, Hélio Bruck Rotenberg, a nova fábrica em Manaus permitirá unificar toda a base e capacidade produtiva da companhia o que permitirá grandes ganhos logísticos e econômicos às indústrias do polo industrial.

“O investimento é contínuo e estamos felizes que no momento colocamos toda nossa capacidade produtiva em Manaus. Isso nos dá ganhos logísticos, econômicos e de todo tipo. Fizemos isso porque acreditamos no potencial da Zona Franca, testamos com a grande fábrica de computadores e smartphones e agora com a fábrica de componentes”, disse.

O presidente enfatizou também que a instalação da Boreo em Manaus pela Positivo, faz parte do processo de ampliação de seus serviços, com o intuito de entrar no mercado do setor com um aumento contínuo de produção para atender a demanda das indústrias.

“Com a Boreo passaremos a produzir e vender placas e baterias para PCs e celulares também para outras fabricantes. Portanto é mais uma fonte de receita para a nossa companhia e uma forma de contribuir na geração de emprego e renda para o Amazonas”, destacou.

Rotenberg mostrou-se bastante otimista em relação aos números mostrados pela economia do Estado nos últimos meses, não descartou a possibilidade de mais investimento no modelo Zona Franca e citou projetos que estão em processo de desenvolvimento dentro da capital amazonense.

“O mercado de computadores e smartphones dá as primeiras amostras de crescimento no Brasil. No terceiro trimestre cresceu bastante em relação ao mesmo período do ano passado, e se continuar nesse ritmo certamente teremos muito mais vagas de empregos. Não para nunca, se nós crescermos Manaus cresce e é isso que nós queremos. Estamos gerando 1.200 empregos com as duas fábricas, a de dispositivo e a de componentes que nasce com 270 pessoas trabalhando, isso de forma ainda tímida porque a nossa economia ainda ainda está retraída e com o crescimento da economia acredito que chegaremos a mais de 2 mil empregos nas fábricas”, conta.

O presidente enfatizou que uma das metas da empresa é explorar ainda mais o segmento da produção de computadores, tablets e samrtphones, ampliando suas atividades também para o segmento de telemedicina com a finalidade de levar a tecnologia brasileira para diversos países do Mercosul e para a África.

Na ocasião, o governador do Amazonas, Davi Almeida (PSD), falou da importância de mais uma indústria investir e acreditar no modelo da Zona Franca de Manaus, e enfatizou que apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, o Amazonas mostra uma grande melhora em relação a outros Estados.
“A Zona Franca de Manaus é o modelo que tem a segurança jurídica e de todos os modelos que existem no Brasil é a única que tem capacidade de sair da crise. O Amazonas é o porto seguro dos investimentos, o modelo Zona Franca de Manaus é o único modelo que tem resguardado as suas garantias constitucionais e nós estamos trabalhando para que possamos dar oportunidade e melhores condições para que os grupos nacionais e internacionais possam vir aqui e apostar nesse modelo de desenvolvimento. Estávamos falando sobre o Estado do Amazonas e a crise que se abateu em nosso país, o Amazonas de forma ‘teimosa’ e positiva está se recuperando e lutando para se recuperar. Ano passado nossa indústria teve uma queda de aproximadamente 3,5% no Brasil e no Amazonas uma queda de 9,1%. Perdemos algo em torno de 4 mil trabalhadores no PIM. É uma preocupação crescente em relação a geração de emprego e renda. Mas, os investidores continuam a acreditar nesse modelo e quero anunciar que o Estado diferente das outras federações está conseguindo respirar”, disse.

Corpo de Bombeiros lança aplicativo de chamadas
Em parceria com o governo do Amazonas, a Positivo Tecnologia doou 27 tablets para o CBMAM (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas), que na ocasião lançou o SACE (Sistema de Aplicativos de Chamada de Emergência) que tem como principal finalidade agilizar os serviços de atendimentos à população.
Segundo o capitão Marco Antônio Calmon Gama, um dos idealizadores do sistema, a ideia surgiu da necessidade que a coorporação tinha em chegar mais rápido aos locais de ocorrência e atender de forma eficiente a população reduzindo ao máximo o tempo de resposta que é em torno de 8 a 10 minutos.
“Às vezes perdíamos muito tempo perguntando de populares e tínhamos muitas informações ineficientes. Então durante um curso que fiz de aperfeiçoamento de oficiais de pós-graduação onde fiz uma pesquisa, decidi trabalhar em cima dessa necessidade. E pela experiência que a gente já tinha e os relatos de nossos colegas surgiu a ideia de criar esse aplicativo de chamada de emergência com georreferenciamento onde o cidadão chama a ocorrência e é fornecido o ponto geográfico onde ele se encontra. Então não tem como ele não chegar nesse ponto, não precisa pegar informações de populares e nem gravar nomes de ruas”, explicou.

O aplicativo dá a opção ao usuário de dar os seus dados pessoais, o local exato de onde ela se encontra, aúdio, foto e o chat, onde o centro de operações do corpo de bombeiros entra em contato com o solicitante semelhante ao WhatsApp, a qual possibilita a troca de informações sobre o fato ocorrido.

Arthur Bisneto destaca reação no PIM com nova fábrica
Em atenção à retomada econômica e à reação do PIM (Polo Industrial de Manaus), processo acompanhado de perto pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o secretário-chefe da Casa Civil do município, Arthur Bisneto, representou o prefeito, nesta terça-feira (26), na solenidade de inauguração da empresa Boreo Indústrias e Componentes Ltda., do grupo Positivo, com a primeira fábrica de componentes eletrônicos no Polo de Manaus.

Com um investimento de R$ 80 milhões, a empresa emprega 270 colaboradores de forma direta. No evento, Arthur Bisneto destacou a importância do investimento local e de uma empresa de grande porte como a Boreo se instalar na cidade aproveitando a mão de obra qualificada de Manaus e os empregos gerados na cidade em um momento que a sociedade tenta se erguer da crise.

“Nós recebemos com bons olhos a chegada de mais esta empresa à cidade e faremos o que for possível para que nosso Polo Industrial tenha mais ofertas e oportunidades como essa aos trabalhadores”, disse.
O presidente do grupo Positivo Tecnologia, Hélio Bruck Rotenberg, destacou o interesse da organização na retomada de projetos junto à prefeitura. “A tecnologia da educação é um dos nossos polos, uma vez que nosso grupo nasceu no seio da educação. Já formamos essa parceria com a prefeitura no passado e será um prazer enorme retomar esses projetos”, disse.

A nova estrutura integra a estratégia da Positivo Tecnologia de ampliar seus negócios na Zona Franca de Manaus, tendo como meta produzir placas e baterias para computadores e celulares. De início, a Boreo vai empregar 270 colaboradores, fabricando 1,1 milhão de componentes por hora, em seis linhas de produção.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar