Pesquisar
Close this search box.

Portal do Sebrae oferece ideias de negócios

Uma base de dados com informações de quase 300 segmentos de negócio para quem pensa em empreender. É o que oferece o link Ideias de Negócios, disponível no portal do Sebrae – www.sebrae.com.br. O serviço aparece entre os mais visitados no endereço eletrônico. Em 2009, registra uma média de 600 mil acessos por mês.
Ao entrar em Ideias de Negócio, o visitante terá à disposição dados nacionais e estaduais sobre empreendimentos tão diferentes quanto videolocadora, academia de ginástica, alimentos congelados, reciclagem de papel, restaurante de comida chinesa, distribuidora de bebidas, organizador de ambientes e galeteria. Para acessar as informações estaduais deve-se selecionar a unidade da federação desejada junto com a opção Momento Empresarial.
A gestora da base, Nidia Caldas, explicou que o serviço oferece informações gerais para candidatos a empresários. “Os conteúdos reúnem conhecimentos sobre assuntos como capital de giro, equipamentos, custos e noções de legislação”, explicou.
O Sebrae em Santa Catarina é uma das unidades estaduais que contribuem com informações para as Ideias de Negócios. O Estado ajudou a estruturar conhecimentos sobre 16 atividades, entre as quais a de criação de ostras. “O empreendedor que acessar a base vai achar informação com qualidade, útil para quem quer montar um plano de negócio”, observou a analista de informação do Sebrae/SC, Margarete Beccari.
Quem entrar em Padaria disporá de uma gama de referências sobre este tipo de empresa. O texto recorre à história da humanidade para informar que o consumo de pães vem desde a Idade Antiga e contar que o país que mais deu contribuições à indústria da panificação foi a França. O texto ainda relata mudanças pelas quais passa o setor.
Os que pensarem em criar uma adega, por exemplo, ao clicarem em Exigências Legais Específicas saberão que precisam de documentos como o CNPJ e o Alvará de Licença Sanitária para por a empresa em operação.

Empreendedor Individual

O Ideias de Negócio começou a funcionar em 2006. O critério para alimentar a base com informações sobre novos segmentos vem de sugestões dos gestores das carteiras de projetos do Sebrae e dos próprios clientes nos pontos de atendimento. A cada mês são incluídas oito ideias e já existem 80 selecionadas para entrar no banco em 2010.
Nídia Caldas contou que há enorme demanda dos clientes do Sebrae em busca de informações sobre ideias de negócios referentes ao Empreendedor Individual, nova categoria jurídica que entrou em vigor no dia 1º de julho de 2009. “Essa procura se justifica pelo fato de, em geral, as atividades abrangidas pelo Empreendedor Individual não exigirem grandes investimentos e muitas regulamentações técnicas”, explicou.
A gestora reforçou que as Ideias de Negócios são constantemente atualizadas para contemplar alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em legislações específicas e em regulamentos como os da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar