13 de abril de 2021

Ponte sobre o Rio Negro sai em 24 de outubro

https://www.jcam.com.br/ppart24072011.jpg
O governador em exercício José Melo confirmou para o dia 24 de outubro, data do aniversário de Manaus, a inauguração da ponte sobre o Rio Negro

O governador em exercício José Melo confirmou para o dia 24 de outubro, data do aniversário de Manaus, a inauguração da ponte sobre o Rio Negro. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, enquanto Melo acompanhava a visita de juízes membros da Amazon (Associação dos Magistrados do Amazonas) à obra que está em fase final de execução.
Na mesma ocasião, José Melo também disse que o governo do Amazonas deve iniciar em breve as obras do projeto de interligação viária da ponte com outras vias do entorno, com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos que saem ou chegam a Manaus. Está sendo planejada a construção de uma via em direção à Ponta Negra, por dentro do bairro Santo Agostinho; outra na direção Compensa-Glória, além de duas passagens de nível. Uma delas será no entroncamento da estrada da Estanave, na saída da ponte, com a avenida Brasil. Nesse trecho também será construída uma via em direção à avenida São Jorge, próximo ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs). A segunda passagem de nível será na avenida Coronel Teixeira, substituindo a rotatória em frente à Igreja da Restauração.
De acordo com o secretário da Região Metropolitana de Manaus, René Levy, as obras serão feitas em fases, com previsão de iniciar antes da inauguração da ponte. “Vamos trabalhar com perspectiva de curto, médio e longo prazos, até a viabilização do grande anel viário, que vai ligar a AM-070 (Manaus-Manacapuru) à BR-174, chegando à área onde será construído o Polo Naval de Manaus”, explicou.
Segundo o governador em exercício, a ponte está em fase de acabamento. “Vamos concluir o asfaltamento, a construção das defensas para a proteção dos pilares e a iluminação”, disse José Melo. A previsão é de que em agosto inicie a colocação das defensas dos canais principais sob o vão estaiado (vão central) e em seguida inicia o processo com os canais secundários. Quanto à iluminação, a empresa vencedora da licitação aguarda a chegada dos itens comprados fora do Estado para iniciar a instalação.
Ao longo de sua construção, a ponte sobre o Rio Negro tem despertado a curiosidade e, desde 2008, vem recebendo inúmeras visitas de entidades públicas e privadas. Nesta sexta-feira, foi a vez dos magistrados da Amazon que foram conhecer o processo de construção e projeto da Região Metropolitana de Manaus. De acordo com o presidente da Amazon, Aristóteles Tury, com a inauguração da ponte, o Tribunal de Justiça terá uma facilidade grande de integrar todas as comarcas da Região Metropolitana de Manaus, facilitando a prestação jurisdicional para estas cidades. Com 3.595 metros de extensão a ponte sobre o Rio Negro é considerada uma das maiores obras civis do Estado de todos os tempos e a segunda maior ponte estaiada sobre rio do mundo, atrás apenas de uma ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email