Pesquisar
Close this search box.

Polo de bicicletas é beneficiado

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, vinculado ao Ministério da Economia, revogou a resolução que reduzia o imposto de importação de bicicletas. A medida colocava em risco a atividade de mais de 380 empresas no país, inclusive na Zona Franca de Manaus, e o emprego de aproximadamente 20 mil trabalhadores. A decisão do colegiado ocorre após intensa mobilização dos demais representantes do Amazonas no Congresso Nacional, inclusive ameaçando a apresentação de projetos de decreto legislativo anulando a resolução. Publicada em 18 de fevereiro, no Diário Oficial da União (DOU), ela determinava a retração gradual da alíquota de importação do produto: de 35% para 30% em março, 25% em julho e 20% em dezembro. O corte de quinze pontos percentuais até o fim do ano inviabilizaria a competitividade dos fabricantes nacionais de bicicletas. “É o equivalente a nós demitirmos brasileiros e contratarmos na China para produzirem lá e exportarem para o Brasil”, disse o senador Eduardo Braga (MDB).

MOVIMENTAÇÃO

secretariado
Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima (PSC) trocou cinco integrantes do primeiro escalão. A principal mudança ocorreu na Secretaria de Estado da Assistência Social, para onde vai a deputada estadual Alessandra Campelo (MDB). Ele também recebeu 16 vereadores de Manaus, vários prefeitos do interior e sancionou a nova Lei do Gás, o que recompôs sua vaga na Assembleia Legislativa. São movimentações claramente focadas na reeleição.

CONSELHEIRO

Lima também nomeou ontem o deputado estadual Josué Neto (Patriota) para um cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Ele havia sido eleito por unanimidade pelos colegas no final do ano passado. Assume no lugar do pai, Josué Filho, aposentado compulsoriamente aos 75 anos. Na vaga aberta na Assembleia Legislativa assume o vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros (PSD).

ESTUDO

doses
Foto: Diego Peres-Secom

O Governo do Amazonas recebeu  10 mil doses da vacina CoronaVac, para uso na pesquisa CovacManaus, que é um estudo de antecipação da vacinação. O Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, investiu R$ 2 milhões nesta pesquisa, que irá abranger pessoas entre 18 e 49 anos, com e sem comorbidades. Participarão profissionais das áreas de educação e segurança pública lotados em Manaus.

ALIMENTOS

A aquisição de produtos regionais oriundos da produção rural do Amazonas para compor a refeição coletiva das empresas do Polo Industrial de Manaus foi pauta de reunião realizada na Agência de Desenvolvimento Sustentável. O tema foi apresentado pelo presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, ao empresário Vanderley Bastos da Penha, diretor-executivo da empresa VV Refeições, que presta atendimento e fornecimento de refeições coletivas a empresas do Polo Industrial de Manaus. De acordo com Litaiff, essa aproximação é fundamental para que a ADS crie caminhos para escoar a produção rural do Amazonas.

LIVE

Com apoio do Portal Brasil Amazônia Agora, a Live “Pautas Prioritárias da Zona Franca de Manaus” será realizada hoje, a partir das 16 horas (Manaus), no youtube da Ordem do Advogados do Brasil, seccional Amazonas. O evento terá participações de Alfredo Lopes, editor do portal Brasil Amazônia Agora e Consultor da Indústria; Saleh Hamdeh, representante das indústrias do Polo Industrial de Manaus e Gina Moraes, membra da Comissão da Zona Franca de Manaus da OAB/AM.

ENDEREÇO

A live representa um movimento das entidades de classe do Amazonas para sair da crise da Covid-19, a partir de um mutirão institucional para assegurar os direitos constitucionais e as prioridades de infraestrutura para embasar a competitividade da indústria estadual. O endereço eletrônico para assisti-la é o https://lnkd.in/eFQEZCR.

REGULAMENTO

O Governo do Amazonas publicou, na última sexta-feira (12), o Decreto nº 43.564, que altera o horário de funcionamento dos shopping centers, galerias e similares, atendendo à demanda de entidades do segmento. Em vigor até 21 de março, o novo decreto permite a abertura de shoppings do meio dia às 20h, de segunda-feira a sábado. Os estabelecimentos deverão respeitar a capacidade de 50% de público e ocupação máxima de 70% das áreas de estacionamento. As praças de alimentação podem funcionar no horário definido para restaurantes no Decreto 43.522, de 05 de março de 2021, que é das 06 às 20h.

SUGESTÃO

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), enviou uma indicação a Brasília para que o Governo Federal promova um estudo mais aprofundado com o medicamento Proxalutamida para tratamento de casos graves de Covid-19. O fármaco, receitado para os cânceres de próstata e de mama, foi utilizado em um estudo clínico feito no Amazonas em parceria entre o Grupo Samel e a empresa de biotecnologia norte-americana Applied Biology.

FRASES

“Vou mudar nas redes sociais”. Josué Neto, novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas

“O doutor Marcelo Queiroga é um amigo do Amazonas.” Marcos Granjeiro, cardiologista amazonense, sobre o novo ministro da Saúde

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar