POLÍTICAS PÚBLICAS – Arthur anuncia construção de 3,5 mil casas para as mulheres

O prefeito Arthur Virgílio Neto teve, esta semana, o primeiro encontro com representantes de entidades ligadas aos direitos da mulher, no qual reafirmou seu compromisso em desenvolver políticas públicas voltadas para a população feminina e analisar a reivindicação pela criação da Secretaria da Mulher. Arthur disse que em seus planos está a construção de 3,5 mil casas que serão entregues a mulheres.
“Eu vejo com a maior simpatia a criação da secretaria, que é uma reivindicação muito forte do movimento de mulheres. Fiquei muito feliz porque discutimos saúde, educação, habitação, entre outros temas”, afirmou o prefeito.
Na questão da educação, Arthur garantiu que a prefeitura irá inaugurar creches e falou também sobre a Escola da Mulher. Sobre o abastecimento de água, o prefeito afirmou que está resolvendo o impasse do Programa Águas para Manaus (Proama) e cobrando da concessionária Manaus Ambiental a melhoria do serviço, implantação da tarifa social, redução da taxa de esgoto e interligação gratuita à rede para famílias carentes.
Arthur anunciou a construção de 3,5 mil casas populares, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), cujos títulos serão entregues a mulheres. O prefeito também vai avaliar a necessidade de colocar endocrinologistas e ginecologistas nas Unidades Básicas de Saúde.
“Eu me coloquei à disposição de todas as lideranças de mulheres para dialogarem comigo sobre quaisquer temas a qualquer momento. É uma vontade que eu tenho de me aproximar desses movimentos e procurar fazer uma prefeitura voltada para ampliar os direitos”, destacou o prefeito.
O prefeito ressaltou que as mulheres precisam ser vistas com todo o respeito e atenção. “Nosso governo será fortemente voltado para a mulher. As nossas ações vão evidenciar esse compromisso muito claro que vai ficar patente cada dia, cada vez mais”, disse.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Florismar Ferreira, afirmou que as reivindicações feitas ao prefeito são uma continuidade do plano de ação, que envolve saúde, geração de renda, combate à violência, habitação, água, creches, porque isso é fundamental na vida da mulher.
“O conselho tem uma agenda de atividades junto com os movimentos sociais. A implantação da secretaria, é muito importante para os movimentos sociais, que vai dar esse empoderamento às mulheres manauaras. Estamos dialogando com o prefeito para ver a possibilidade de implantar essas políticas públicas, principalmente as creches”, explicou.
A deputada estadual Conceição Sampaio fez uma avaliação positiva do encontro. “O prefeito está aberto ao diálogo, mostrou que conversa com todos os movimentos, que está disposto a atender à demanda e colocou abertamente a prefeitura para esse diálogo com o movimento de mulheres”, disse.
A reunião foi realizada na sede da prefeitura, no bairro Compensa zona Oeste. Participaram do encontro a deputada estadual Conceição Sampaio, presidente da Comissão da Mulher e das Famílias na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam); a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Florismar Ferreira; Francy Guedes, da Marcha Mundial de Mulheres de Manaus; a secretária-executiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosaly Pinheiro; e o presidente do Fórum Permanente de Mulheres de Manaus, Francy Júnior.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email