Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA / EDUCAÇÃO – Cientista defende mais empenho da Semed

Para o cientista político e coordenador do Projeto Jaraqui e do do NCPAM/UFAM, José Ademir Ramos, o sucesso do novo secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, com um orçamento de R$ 800 milhões, dependerá de sua capacidade de interagir com os trabalhadores da área para que haja verdadeiro comprometimento da Semed com o projeto do prefeito Arthur Neto (PSDB) de melhorar o nível do ensino em Manaus.
“Não somos daqueles que defendem a política da terra caída, muito menos o corporativismo funcional achando que somente o profissional escolar é capaz de pensar e fazer educação enquanto gestão participativa. O processo pedagógico, a manutenção e expansão da rede escolar, a formação continuada, a remuneração, carreira e condições de trabalho dos profissionais da educação, a logística, a inovação de projetos, também resultam no melhoramento da aprendizagem, com desenvolvimento cognitivo dos alunos e professores no ambiente escolar da Secretária Municipal de Educação de Manaus”.
No entanto, para o exercício do cargo de Secretário da SEMED, argumenta o cientista, é necessário competência, habilidade e respeito aos trabalhadores, aos alunos e aos seus pais. Comprometimento com a melhoria da educação no município, quanto aos indicadores do ensino básico, seja na cidade, nas áreas rurais e em atenção às questões raciais, étnicas e das comunidades tradicionais a reclamar participação.
A nomeação do deputado federal Pauderney Avelino (DEM) para dirigir a SEMED, destaca Ademir, “deve ser mais do que uma promessa, tem que ser uma realidade, e o principal responsável desse ato é o prefeito Arthur Neto (PSDB), que aposta na atuação de Pauderney para enfrentar e superar os graves problemas que a educação sofre, provocando perdas e danos à sociedade manauara tanto no presente como para o futuro”.

Apenas uma chuva

Ao contrário do prefeito, que garante que vai governar até o final do seu mandato respeitando a vontade do povo de Manaus, Pauderney Avelino pode passar apenas uma chuva na SEMED, pois, tudo indica que será candidato nas próximas eleições, o que significa uma faca de dois gumes, raciocina Ademir. “Ou ele faz o melhor ou se desgasta para o próximo pleito. Este é o desafio posto para o deputado Pauderney, que foi premiado pelo prefeito Arthur Neto com um dos maiores orçamentos do município e com a delegação de uma responsabilidade que pode muito bem respingar para o mandatário ou quem sabe creditar Arthur Neto para as futuras disputas eleitorais”.
Para os políticos responsáveis o futuro é o presente em curso e deve ser trabalhado na perspectiva da afirmação do interesse coletivo, sustenta Ademir, garantindo que no campo da educação, a prática tem efeitos estruturantes com repercussão no corpo das 424 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com estimativa de atendimento a 300 mil alunos.
“É nossa vontade que Pauderney acerte, mas acerte mesmo, não contrariando a vontade de Arthur Neto e muito menos afrontando a vontade do povo de Manaus, que há muito luta por um ambiente escolar digno e humanizante, amparando suas decisões em políticas públicas consequentes em cooperação com instituições e organizações parceiras afins que tenham os mesmos propósitos e possam somar para desenvolvimento das crianças e jovens de Manaus como protagonistas da nossa história”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar