Pesquisar
Close this search box.

Política ambiental é destaque noFórum de Sustentabilidade

O governo do Amazonas teve uma participação de destaque no Fórum Internacional de Sustentabilidade, como o Estado que detém 98% de sua cobertura florestal intacta e as políticas de incentivo à produção sustentável via Zona Franca de Manaus e Zona Franca Verde. O evento, que começou na manhã desta sexta-feira, dia 26, e foi até sábado (27), teve como principal objetivo a elaboração de uma Carta da Amazônia, para firmar um compromisso mundial com o desenvolvimento da região.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, executora da política ambiental do Amazonas participou do debate sobre “Estratégias de conservação na Amazônia e consequências do desmatamento para o país”. Entre os temas discutidos na transversalidade ambiental do Programa Zona Franca Verde, todos os palestrantes exaltaram os avanços nas áreas da ciência e tecnologia, conservação, produção sustentável e mudanças climáticas do Estado do Amazonas nos últimos sete anos.
Anfitrião do evento, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, ressaltou que durante os debates foi reforçado a importância da conservação da floresta em pé, posição defendida também em encontro promovido pelo BID, em Cancún, na última semana. “Este encontro vem em um momento muito especial, porque o Brasil deixou a sua marca na reunião realizada em Copenhague na Dinamarca, no ano passado. O Estado do Amazonas é o mais preservado da região brasileira com 98 por cento de floresta natural”, afirmou.

Tema em debate

O primeiro debate do evento teve como tema “Estratégias de conservação na Amazônia e consequências do desmatamento para o país”. A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, que compõe a mesa debatedora, destaca a criação de Unidades de Conservação como estratégia para conservar a biodiversidade.
“Nos últimos anos, temos visto que a criação Unidades de Conservação totaliza cerca de 52,4 hectares de áreas protegidas no Brasil. Somente no Estado do Amazonas, de 2003 a 2009, aumentamos de 12 para 41 unidades. Trabalhamos agora para entregar os Planos de Gestão dessas áreas protegidas. Neste evento, temos a satisfação de anunciar a finalização de 12 desses Planos, que totalizam agora 16 unidades com seus respectivos planos”, destaca Nádia.

Presenças ilustres

O evento contou no primeiro dia com a presença de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, que debateu sobre o tema “A importância da conservação da Amazônia para deter o aquecimento globasl e as mudancás climáticas”. No sábado, quem esteve presente foi James Cameron, diretor do filme Avatar, que traz como cenário a natureza e a disputa de colonizadores humanos e nativos humanoides, pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar