Pesquisar
Close this search box.

Polarização PT/PSDB suavizada

O mapeamento leva a outra constatação curiosa: se na disputa presidencial o grande confronto é entre o PSDB de José Serra e o PT de Dilma Roussef, no plano estadual os embates diretos entre os dois partidos são bem menos frequentes.
Tudo está relacionado com a estratégia de Lula de forçar o PT a abrir mão da cabeça-de-chapa, de modo a favorecer a composição regional com os aliados em torno da candidatura de Dilma. Por isso, o PT tem neste ano dez candidatos a governador, oito a menos do que teve em 2006. O resultado é que a polarização PSDB/PT – que se repete de novo na sucessão presidencial e está no centro das disputas políticas no país há quase duas décadas – não terá nas eleições para os governos estaduais deste ano o mesmo peso que teve no passado.
São cinco os estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Acre e Rondônia) nos quais candidatos a governador dos dois partidos se enfrentam. Mas em apenas três a disputa principal pelo governo se dará realmente entre tucanos e petistas.

Base governista em conflito

Mais frequentes, e intensos, serão os embates PMDB/PSDB. Em cinco estados, os candidatos a governador dos dois partidos lideram as pesquisas e polarizam a disputa: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Roraima e Tocantins.
Há evidentes contradições, porém, dentro da coligação unida em torno de Dilma. Lula, é verdade, conseguiu enfiar goela abaixo do PT do Maranhão a aliança com a governadora Roseana Sarney (PMDB). Em Brasília, vê-se a chocante chapa PT/PMDB, botando no mesmo balaio políticos que eram adversários ferozes até ontem. Mas não deu para arrumar tudo.
 Desse modo, partidos aliados de Lula e Dilma se enfrentam em dez estados. O PMDB toma parte em sete desses confrontos: quatro contra o PT (no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Pará e no Mato Grosso do Sul); dois contra o PSB (Pernambuco e Paraíba); e um contra o PCdoB (Maranhão). Ressalte-se que, em pelo menos dois casos (PE e MS), os aliados de Lula e Dilma enfrentam peemedebistas empenhados em eleger Serra.
 Os demais choques na base governista colocam em oposição, nas disputas estaduais, PSB e PR (Ceará), PR e PMN (Amazonas), com o atual governador, Omar Aziz (PMN) enfrentando o senador e ex-ministro de Lula, Alfredo Nascimento, ambos aliados do Planalto, e PSB e PDT (Rio Grande do Norte).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar