Pesquisar
Close this search box.

Poder e a responsabilidade

Sendo o poder força e autoridade e responsabilidade a obrigação de responder pelos seus atos ou de outros, há uma necessidade profissional de criarmos equilíbrio entre os dois itens, pois, caso contrário, muito poderemos ter de ingerência e de descontrole total nos processos existentes nas organizações. A consciência profissional deve estar sempre em evidência quando buscamos a melhor forma de administrar. A omissão, o atropelo e mesmo o desequilíbrio são características do despreparo profissional. Muito precisa ser feito para melhorarmos nossa forma de administrar. Os conchavos ocorrem e muitos utilizam à força em beneficio próprio e sem responsabilidade esquecendo que é o profissionalismo e a imparcialidade em nossos atos que trás sucessos para nossas empresas.
Grandes líderes conseguem gerenciar muito bem o poder e a responsabilidade. Sabem o momento exato para utilizar força e buscam nas pessoas o incremento para o seu sucesso. Assim, também, como sabem assumir suas devidas responsabilidades demonstrando ser pessoa e profissional integro e preocupado com o sucesso da empresa e conseqüentemente o seu e o de seus subordinados. Podemos confirmar que para sermos bons precisamos urgentemente saber se relacionar com responsabilidade e confiança, caso contrario a dificuldade fará parte de nosso cotidiano.
A consciência profissional não nos deixa ser omisso. Todavia, atravessamos em nossa historia momentos de intensa falta de consciência e até mesmo esquecemos de fatos reais e aparentemente vivemos em um mundo de ilusão achando que tudo de ruim somente ocorre com as outras pessoas. Precisamos urgentemente com que todos os envolvidos em processos organizacionais possuidores de maior poder e responsabilidade assumam realmente suas responsabilidades e não se omitam como vemos acontecer diariamente colocando a culpa de seus fracassos nos desprovidos de poder.
O pior ainda ocorre quando definimos responsabilidades para nossos subordinados e conscientemente damos poder insuficiente atropelando-o e depois transformamos este profissional naquele que será responsabilizado por tudo de errado que possa ocorrer. O atropelo das pessoas e dos processos é uma constante para o profissional que não consegue de modo prático realizar o equilíbrio necessário para realizar o seu trabalho.
Certamente, se nos posicionarmos como pessoas e profissionais e assumirmos a responsabilidade de nossos atos muito de ruim podem ser evitado em uma empresa trazendo como conseqüências melhores rentabilidades. Isto é uma questão de consciência em todos os níveis de um ser humano. Devemos lembrar que tudo que realizamos em nossa vida é uma questão de estar. Pois, podemos estar sendo supervisores, estar sendo gerentes, estar sendo diretores, estar sendo presidentes enfim, mas tudo isso pode mudar. A única coisa imutável em nossa vida é sermos seres humanos, pois nascemos e morremos sendo. Portanto, sempre será mais sábio buscarmos o equilíbrio sem atropelos e omissões com consciência profissional e boa dose de poder com a responsabilidade sendo assumida do início ao fim independente do fracasso ou de um grande sucesso.

FLÁVIO GUIMARÃES é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial, administrador de empresas, consultor empresarial, professor universitário e Consultor do SEBRAE – [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar