Pesquisar
Close this search box.

Podcast voltado para negócios cresce em Manaus

A possibilidade de ouvir um conteúdo no dia, hora e lugar que você bem entender. Com essa receita -fruto do advento das novas tecnologias -, o podcast se tornou uma febre no Brasil e no mundo. Os assuntos são os mais variados e para todos os públicos. E o tema empreendedorismo, é claro, não poderia deixar de “surfar” nessa onda. E foi aqui, na capital amazonense, que surgiu o “Manaus Digital Podcast”, projeto que saiu da cabeça dos empreendedores Léo David Cunha e João Carlos, e que trata do tema.

“No final do ano de 2019, após uma viagem ao Porto Digital em Recife, estávamos aguardando o horário do voo no aeroporto quando eu e o João Carlos passamos a conversar sobre o ecossistema de inovação, startups e empreendedorismo de Manaus. Percebemos que não haviam muitos canais de mídias destacando e falando sobre as iniciativas, empresas, empreendedores, inovações, entre outros assuntos voltados ao empreendedorismo na cidade. Então tivemos a ideia de criar o Portal Manaus Digital, juntamente com o Manaus Digital Podcast”, lembra.

Com Léo Cunha e João Carlos, os primeiros episódios do podcast começaram a ser gravados e publicados em fevereiro de 2020. Com participações pontuais de convidados, a dupla acabou se transformando em trio no ano seguinte, com o “toque feminino”, da consultora empresarial Michelle Guimarães, agregando valor ao time.

“No início, convidamos alguns atores do ecossistema de startups e inovação da cidade. Em 2021, convidamos a nossa hostess Michelle Guimarães para fazer parte do projeto e explorar mais o mundo do empreendedorismo, mudança de carreira e convidar pessoas de diversas áreas, para baterem um papo sobre tudo o que está acontecendo na cidade em relação ao empreendedorismo”, detalha Léo, que utilizou de sua experiência como consumidor do conteúdo em áudio digital para produzir seu podcast da melhor forma possível.

“Já ouço podcast há muito tempo assim como os outros hosts e já havia estudado um pouco sobre como funciona, quais os melhores formatos, equipamentos, edição, entre outros aspectos para fazer um bom podcast. O nosso objetivo principal é que o MDP seja um canal, um porta voz para todos que queiram debater, contar sua história de empreendedor(a), ensinar algo com sua experiência e, claro, divulgar o seu negócio para mais gente conhecer e consumir o produto ou serviço, incentivando assim a geração de mais negócios”.

Pioneirismo

Ainda que o podcast estivesse vivendo seu ‘boom’ a nível nacional, Manaus ainda não contava com um voltado ao setor de empreendedorismo, tornando o Manaus Digital Podcast um projeto pioneiro. “Lei da Oferta e Demanda” em estado puro.

“Em 2019, percebemos que o podcast estava em grande ascensão aqui no Brasil e, em Manaus, não haviam podcasts voltados para este segmento, pelo menos dentro das nossas pesquisas não encontramos. Então decidimos nos tornar o 1º Podcast de Empreendedorismo, Inovação e Startups da Região Norte. O podcast é um formato interessante pois você consegue alcançar um bom público que está sempre na correria do dia a dia, no carro, no trânsito, no ônibus, voltando da faculdade ou com um tempo extra para consumir algum tipo de conteúdo. O áudio é o melhor formato para conseguir ser ouvido em qualquer lugar, literalmente, sem precisar estar olhando para uma tela assistindo algo, pontua Léo, que estuda a possibilidade de, futuramente, disponibilizar seu conteúdo em vídeo”, explica. “A princípio, escolhemos iniciar somente com áudio, disponibilizando em todas as plataformas de streaming e podcast do Brasil e do mundo, mas estamos analisando uma forma de gravar também o conteúdo com áudio e vídeo, como a maioria dos grandes podcasts a nível nacional”, finaliza

Um toque feminino

Sobre o Manaus Digital Podcast, que conta com média de aproximadamente 3 mil audições por episódio e é publicado semanalmente em aplicativos de streaming de áudio – como Deezer e Spotify -, Michelle Guimarães explica sobre a qualidade do conteúdo produzido, onde de acordo com ela, o empreendedorismo pode se fazer presente em todo lugar.

“Estamos com trinta episódios no ar e isso apenas esse ano, publicando nosso conteúdo de forma semanal. A gente consegue mostrar que, em todo lugar e de várias formas, tem lições empreendedoras para você enriquecer seu repertório e seu conhecimento”, explica Michelle.

A integrante feminina do trio relembra sobre quando surgiu o convite para se juntar a Leo e João na empreitada. Após a chegada de Michelle e com ambos somando seus conhecimentos em áreas diferentes, o Manaus Digital Podcast tornou-se mais rico em informação e, consequentemente, despertando o interesse de mais pessoas da área e conquistando mais público.

 “Eu trabalho com consultoria em geral, enquanto eles são do mundo de startups. De 2020 para 2021, eles sentiram que podiam ampliar mais o impacto com o público e me convidaram para participar, reformulando o podcast para falar do empreendedorismo de forma geral, trazendo histórias de empreendedores por algum diferencial que eles implementaram nas suas empresas, de profissionais do mercado para falar de temas que interessam aos empreendedores”.

Foto/Destaque: Divulgação
Reportagem de Leanderson Lima

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar