O Maranhão esconde segredos muito interessantes. Entre eles, o Poço Azul, um dos principais atrativos da Chapada das Mesas, uma região exuberante com vegetação típica do cerrado no Sul do Estado. A atração fica no município de Riachão, a 130 km de Carolina, no Complexo Eco Turístico Poço Azul. 

O complexo é uma área privada com diversas cachoeiras, piscinas naturais e estrutura para hospedagem e atividades de ecoturismo. As atrações mais famosas possuem acesso por passarelas de madeira construídas em um penhasco fechado por matas com facilidade. 

A subida exige um pouquinho de fôlego para quem está fora de forma, mas o esforço é recompensado depois de curtir às águas cristalinas dos atrativos locais. O turista pode ainda atravessar as grandes quedas d água e se deslumbrar com a tirolesa que rasga as matas e atravessa o morro de pedras, dando uma sensação de liberdade e aventura.

O lugar é muito bem estruturado e surpreende de forma positiva os visitantes. Oferece excelente restaurante, uma pousada com serviços perfeitos e mais de uma dezena de atrações, sendo o maior destaque o Poço Azul, que fica quase no final da caminhada. 

Lá, o turista banha-se nas águas mornas da lagoa formada em seu fundo de calcário, o que dá uma visibilidade de 98%. Peixes coloridos, algas e vegetação preservadas fazem do mergulho uma experiência única, como se o turista mergulhasse num enorme aquário natural. As fotos ficam perfeitas. 

Os passeios podem começar na Cachoeira Santa Paula que na época das chuvas, de janeiro a maio, fica com um volume grande de água considerável. Nos outros meses o volume é menor, mas a coloração fica mais clara, em função do menor volume de chuvas. 

Em seguida, conhecer a “Cachoeira do Moreno”, que na verdade é um filete d’água no meio do caminho para você matar a sua sede bebendo da água pura e admirando um cenário encantador. 

Continuando a trilha para chegar até a maravilhosa Cachoeira Santa Bárbara. Ela recebeu esse nome porque bem no meio da queda tem uma pedra que lembra a imagem da santa. É uma das mais bonitas da Chapada das Mesas. Qualquer turista se encanta ao chegar lá.

Ali pertinho tem a Gruta de Santa Bárbara, há um lugar para fazer sua oração ou meditação. Vale a pena subir a trilha para explorar a Cachoeira dos Namorados, que é mais reservada e por isso recebeu esse nome. O local deve ser visitado pelos românticos e até pelos não tão apaixonados assim.

DE VOLTA

A companhia aérea TAP retomou sua programação de voos para Lisboa (Portugal) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, após o fim das restrições do governo português. A primeira operação está prevista para este sábado (17), com chegada às 5h. Já a decolagem para Portugal deve ocorrer no dia 18 de abril, às 21h20. Ao todo, serão duas frequências semanais. As chegadas ocorrem às terças-feiras e sábados, bem como as partidas aos domingos e quartas-feiras. Atualmente, são realizados voos para a Cidade do Panamá pela Copa Airlines.

AZUL

Foto: Divulgação

E a Azul Linhas Aéreas também anunciou a retomada de voos regulares e comerciais entre o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal. Serão três voos semanais realizados pela companhia com o Airbus A330-900neo, que pode transportar até 298 passageiros. Apesar da retomada nas conexões aéreas, continuam em vigor as restrições de acesso de não europeus ou não residentes. Os viajantes precisam apresentar teste negativo para covid-19 por meio do exame RT PCR, além de cumprirem quarentena obrigatória de 14 dias em território português. 

DIA DO AGENTE

Em comemoração ao Dia do Agente de Viagens, a  Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) lançaram a campanha “Viaje com Agente”. As entidades estão lançando um vídeo por semana que valoriza o agente de viagens e apresenta informações relevantes aos turistas. O objetivo é mostrar que ao contatar as associadas à Abav-SP e Aviesp, os viajantes economizam tempo e dinheiro, além de receberem roteiros personalizados. 

ST. MAARTEN

Foto: Divulgação

A companhia aérea Frontier Airlines anunciou que a partir de 10 de julho, o Aeroporto Internacional Princess Juliana (SXM), em St. Maarten terá voos diretos para Miami e Orlando, uma vez por semana. Os horários atualizados estão no site companhia aérea. O Aeroporto Princess Juliana em St. Maarten é porta de entrada também para ilhas próximas, como Anguilla e St. Barth.  Aumentar a conectividade aérea para St. Maarten é essencial para o setor de turismo daquela região. E com essas opções de voos haverá mais  alternativas para viajantes com tarifas aéreas acessíveis.

ABEAR

Conforme a dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear, a malha aérea doméstica encolheu 36,8% em abril, na comparação com a oferta pré-crise. Atualmente, as empresas aéreas nacionais registram uma média de 882 partidas diárias, número muito próximo ao que se verificava em setembro do ano passado, quando havia 864 decolagens por dia, ou 36% da oferta regular. É o terceiro mês consecutivo de encolhimento da malha aérea doméstica, após as empresas aéreas terem registrado, desde maio de 2020, uma retomada gradual da operação.

LUMMERTZ

Foto: Divulgação

Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo será o palestrante da próxima edição do Fórum de Temas Nacionais, dia 29 de abril. O  evento virtual da ADVB SP acontece em parceria com a Fundação Brasileira de Marketing (FBM), Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental (IRES), Skål SP e do Grupo Conecta Eventos. A transmissão será feita no Youtube, às 10h30, sob o tema “O papel do turismo na retomada econômica do Estado de São Paulo”. Na ocasião ocorrerá também, o lançamento da Edição 2021 de prêmio Top Destinos Turísticos.

NÁUTICO

A pandemia trouxe um exponencial crescimento no turismo náutico, que oferece momentos de lazer com a segurança que todos buscam nesse momento. Bom exemplo desse crescimento foram as vendas realizadas na última feira do segmento, que aconteceu em novembro de 2020 e movimentou R$ 155 milhões em seis dias de evento, captando novos clientes. Com foco nesse segmento, acontecerá agora o Maio Náutico Bertioga, um espaço on-line organizado pela Secretaria de Turismo Esporte e Cultura do município, que oportuniza o encontro do público final e profissionais da área.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email