Pesquisar
Close this search box.

PMM lança Programa Aprendiz Legal

A Prefeitura Municipal de Manaus, via Semed (Secretaria Municipal de Educação) lançou, na manhã desta terça-feira (16), O Programa ‘Aprendiz Legal’. A iniciativa é uma parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e vai garantir o ingresso no mercado de trabalho de jovens de 14 a 18 anos, que sejam alunos da rede municipal de ensino.
O Aprendiz legal é um programa administrado pelo CIEE e Fundação Roberto Marinho amparado pela lei nº 10.097/2000, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. A Semed aderiu ao programa por entender que o estágio é uma etapa importante na formação do estudante e vai preparar o jovem para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, além de ser uma ferramenta social que retira a juventude da vulnerabilidade das drogas e criminalidade.
“Nós entendemos que esse é um projeto que há muito já deveria ter sido aderido. Ele, primeiramente, abre as portas para o mercado de trabalho, e segundo promove uma atividade produtiva para a juventude, além de combater a evasão escolar, violência e o tráfico de drogas”, disse o Secretário Pauderney Avelino.
Atualmente 152 alunos já são contemplados pelo programa. Após ser firmada a parceria a ideia é atender cerca de 600 jovens. A seleção dos beneficiados será realizada por uma comissão pedagógica que irá avaliar o desempenho nas disciplinas de português e matemática. O aprendiz receberá auxílio de ½ salário mínimo e terá todos os direitos trabalhistas assegurados.
Os alunos pertencentes ao programa participarão de cursos de ocupações administrativas, comércio e varejo, gestão pública, logística, práticas bancárias, turismo, telesserviços e auxiliar de alimentação. Ao ser contratado, o estudante passará por outra fase de qualificação oferecida pelo empregador e destinada especificamente à área que irá atuar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar