Pesquisar
Close this search box.

PMDB indica Vital Rego para assumir ministério

Com a saída de Fernando Bezerra do ministério da Integração Nacional, o PMDB indicou o senador Vital do Rêgo (PB). A presidente Dilma consultou informalmente o vice-presidente Michel Temer (PMDB) para pedir um nome de “consenso”. No entanto, ela ainda não anunciou oficialmente se o PMDB de fato ficará com o cargo, cobiçado também pelo PT. O nome de Vital é consensual entre as bancadas da Câmara e do Senado, depois de uma disputa interna que quase rachou o partido.
Fernando Bezerra entregou ontem o cargo a presidente Dilma Rousseff. A transição será feita hoje, segundo informou a pasta.
Ainda não há confirmação oficial do Palácio do Planalto sobre o futuro da pasta, tampouco em quais condições a presidente aceitou a demissão do ministro. É a segunda audiência de Bezerra com Dilma desde que o PSB anunciou a entrega dos cargos no Planalto. No último dia 19, a presidente pediu ao ministro da Integração Nacional que permanecesse no cargo até a semana passada.
Dilma queria conversar novamente com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que anunciou oficialmente há quase duas semanas a entrega dos cargos que seu partido ocupa no governo federal. Com o desembarque, o PSB fica livre para estruturar a pré-campanha de Campos, provável candidato à Presidência da República em 2014.
Resta ainda o cargo do ministro Leônidas Cristino (Portos), também do PSB. Ele é da cota do governador do Ceará, Cid Gomes, que anunciou na semana passada sua saída da legenda. Há a expectativa que ele permaneça no cargo, ao menos até que haja definição sobre o futuro de seu padrinho político.
O Ministério da Integração Nacional é responsável por obras de convivência com a seca e de infraestrutura hídrica, formulação e condução da política nacional de irrigação, obras públicas em faixas de fronteiras, defesa civil, entre outras.
No dia 19 de setembro, Bezerra apresentou pedido de demissão após seu partido, o PSB, decidir entregar os cargos que ocupa no governo. A presidente pediu para que ele aguardasse seu retorno de Nova York, na semana passada, onde participou da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nascido em Petrolina (PE), o ex-ministro foi prefeito de sua cidade natal por três mandatos, de 1993 a 1996 e de 2001 a 2007. Foi deputado estadual e federal, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar