Pesquisar
Close this search box.

PMAM comemora gestão otimizada

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) já participou de cerca de 150 operações policiais, em ações coordenadas pela própria corporação, como as Operações Águia, Ajuricaba, Presença e Parintins 2024, como em ações integradas com os outros órgãos do Sistema de Segurança, entre elas a Operação Impacto, Bases Arpão I e II, Base Tiradentes e Operação Protetor das Fronteiras, desde o início da gestão do coronel Klinger Paiva.

No Comando-Geral da PMAM desde o dia 29 de agosto de 2023, após nomeação do governador Wilson Lima, coronel Klinger tem baseado sua gestão nos pilares de reforço nas operações policiais, foco na produtividade para redução de índices criminais, valorização da saúde física e mental do policial militar e capacitação e formação dos PMs.

As operações têm como objetivo aumentar a presença e o policiamento ostensivo em todas as zonas de Manaus e também no interior do estado, para a redução dos índices de criminalidade como o homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, entre outros.

Com as ações, a PMAM tem atuado fortemente para aumentar a segurança da população amazonense. Para o coronel Klinger, as operações têm alcançado os objetivos com base no planejamento estratégico da corporação, aliado com as informações de inteligência.

“Nós trabalhamos com levantamento de áreas com maior incidência criminal e planejamos nossas ações de saturação, incursão em becos e presença efetiva de viaturas e policiamento em regiões que identificamos necessárias essas intervenções policiais. Esse ano, já registramos a redução de mais de 15% nos casos de homicídio, mês a mês conseguimos reduzir esses números, com base no trabalho e efetividade das ações policiais da nossa tropa”, declarou o comandante-geral.

Produtividade

Ainda nos primeiros meses de gestão do coronel Klinger, a Polícia Militar do Amazonas teve recorde de apreensões de entorpecentes no mês de novembro de 2023, com 4,4 toneladas de entorpecentes em ações de combate ao tráfico de drogas em Manaus e no interior do estado.

Os dados representam um aumento de 212,22% em relação ao mesmo período de 2022, quando a corporação apreendeu 1,4 tonelada no mês de novembro. Apenas nos dez primeiros dias de novembro de 2023, a PMAM apreendeu aproximadamente 2 toneladas de entorpecentes, como resultado das ações da corporação para fortalecer o combate ao narcotráfico.

No mês de junho, a PMAM apreendeu 137 armas de fogo, 82 armas brancas, 23 simulacros e 1.258 munições. Das 121 armas apreendidas no estado, 75 foram em ocorrências registradas em Manaus e 46 em municípios do interior. As unidades que mais apreenderam armas foram a Força Tática (FT), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

Os três tipos de armamentos mais apreendidos foram: revólver (43), espingarda (30) e pistola (23).

Em junho, a corporação prendeu ainda 328 pessoas em flagrantes pelos crimes de tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, violência doméstica, entre outros. A corporação também recapturou 48 foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto em Manaus, interior e até em outros estados da federação. As ações da Polícia Militar do Amazonas também apreenderam 36 menores de idade, em sua maioria por ato infracional análogo ao tráfico de drogas durante o mês de junho.

No 1º semestre deste ano, sob a gestão do coronel Klinger, a Polícia Militar do Amazonas já apreendeu um total de 656 armas na capital e interior do estado. O número representa um aumento de 13,69% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a corporação apreendeu 577 armas de janeiro a junho de 2023.

Além do aumento na apreensão de armas, a PMAM também teve aumento no número de armas brancas apreendidas. De janeiro a junho de 2024, as ações policiais apreenderam 491 armas brancas, uma evolução de 40,29% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, quando foram apreendidas 350 armas brancas.

As apreensões de munições apresentaram o maior percentual de aumento, com 10.359 apreensões em 2024 e 4.090 em 2023, o equivalente a um aumento de 153,28%.

Os números refletem diretamente no trabalho constante da Polícia Militar do Amazonas para garantir a ordem e segurança pública, com reflexos na redução de crimes.

COORDENADA

Saúde física e mental no foco

Uma das maiores ações da gestão do coronel Klinger é o investimento e a preocupação com a saúde física e mental da tropa. Por meio da Diretoria de Saúde (DS) e da Diretoria de Promoção Social (DPS), a Polícia Militar do Amazonas vem realizando ações rotineiras para acompanhar a saúde de seus policiais militares e dependentes e também dos servidores civis.

Campanhas como Novembro Azul, Janeiro Branco e de doações de sangue, hoje fazem parte do calendário de eventos institucionais da corporação, com ações de prevenção e atenção à saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde Municipal e Estadual (Semsa e SES).

Além disso, em janeiro deste ano, a PMAM promoveu o 1° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar, em Manacapuru e Manaus. O evento foi promovido pela Diretoria de Saúde (DS), por meio do Centro de Psicologia e com apoio da Diretoria de Promoção Social (DPS). Oficiais e praças da instituição participaram do fórum, que contou com diversas palestras voltadas para a saúde mental dos seus servidores. 

Além disso, a PMAM conta com o Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado no bairro São Geraldo, e deve inaugurar, ainda neste mês de julho, a Policlínica da Polícia Militar, no bairro Adrianópolis.  

Após receber os novos oficiais de Saúde, a Diretoria de Saúde ampliou os atendimentos no HPM. Os 21 novos profissionais concluíram o Curso de Formação de Oficiais de Saúde (CFOS) no dia 16 de abril deste ano, após serem convocados pelo governador Wilson Lima em novembro de 2023, após serem aprovados no concurso público da PMAM em 2022, realizado após 11 anos sem novo certame para a instituição militar da Segurança Pública do estado.

Dentre as novas especializações que o Governo do Amazonas implementou no HPM estão: dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e proctologia. Outra novidade, é que novos médicos como ginecologista e clínico geral atuarão em novas especialidades como obstetrícia e anestesista, respectivamente.

Atualmente, a Diretoria de Saúde da PMAM possui quatro subdivisões: Centro de Psicologia, Centro de Odontologia, Centro de Fisioterapia e Centro de Veterinária, e os novos oficiais foram destinados a cada um desses centros, conforme suas especializações.

COORDENADA 

Valorização do policial militar na prática

O reconhecimento às ações policiais é também uma marca da gestão do coronel Klinger. Em dezembro, foi lançada a 1ª edição do ‘Café com o Comandante’, uma ação que reúne o comandante-geral, coronel Klinger, o subcomandante-geral, coronel Thiago Balbi, e o chefe do Estado-Maior, coronel Bruno Azevedo, para parabenizar os policiais que foram destaque do mês dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), Ambiental e do Interior (CPI). Os policiais militares recebem certificado pelos serviços prestados à sociedade e aproveitam o momento para confraternizar e celebrar com o Alto Comando da instituição.

No dia 13 de novembro do ano passado, após anúncio do governador Wilson Lima para a convocação dos aprovados no concurso público da PMAM, o coronel Klinger se reuniu com 16 praças da corporação que foram aprovados no concurso público para oficiais. Atualmente, todos fazem parte do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Na ocasião, o coronel Klinger exaltou a conquista e desempenho dos cabos e sargentos que foram aprovados para oficiais da PMAM. Eles também receberam um certificado de reconhecimento pela conquista e os votos de sucesso do Alto Comando da corporação militar.

Em fevereiro deste ano, após uma ocorrência que resultou na apreensão do maior arsenal de armas registrado pela Polícia Militar do Amazonas na história do estado, os policiais militares da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram convocados pelo governador Wilson Lima para receberem agradecimento do governador e do coronel Klinger pela apreensão de 36 armas de grosso calibre, durante ocorrência no bairro Nossa Senhora de Fátima 2, zona norte de Manaus. A ação policial, realizada durante a Operação Ajuricaba, gerou um prejuízo de aproximadamente R$500 mil ao crime organizado. Na ocasião, foram encontradas as armas, todas com numeração suprimida, sendo 31 pistolas de vários modelos e calibres, quatro fuzis de calibre 5.56, uma submetralhadora de calibre 40, além de 63 carregadores de pistola 9mm, três carregadores modelo caracol, 24 carregadores de fuzil calibre 5.56, um carregador de submetralhadora calibre 40 e 95 munições de calibre 5.56.

Com a convocação de 1.121 aprovados em concurso público, a PMAM iniciou, no dia 1º de dezembro de 2023, os Cursos de Formação de Soldados (CFSD) e de Oficiais (CFO), com 1 mil alunos soldados, 100 alunos oficiais e 21 alunos oficiais de saúde, sendo estes últimos já concluído o CFOS, com formatura em abril deste ano.

Ambos os cursos são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM. O CFO é comandando pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar e o CFSD pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os oficiais terão 3 anos de curso pela frente e os soldados devem concluir um ano de curso.

Ainda este mês de julho, os 1 mil alunos soldados vão iniciar o estágio supervisionado nas ruas. Já os alunos oficiais, foram empregados na Operação Parintins 2024, com o envio de 90 cadetes para a Ilha Tupinambara para o reforço no policiamento antes e durante o 57º Festival de Parintins.

COORDENADA

Colégios Militares da PMAM em destaque

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) possui nove unidades do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), sendo oito em Manaus (capital do estado) e uma no município de Manacapuru, distante 68 quilômetros de Manaus.

Além disso, a corporação tem duas unidades da Creche Infante Tiradentes da PMAM. No total, as unidades possuem 18 mil alunos, entre crianças de 1 ano (creche) até jovens de 18 anos (ensino médio).

Em fevereiro deste ano, sete estudantes do ensino médio do CMPM V participaram da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), na Tailândia, e conquistaram cinco medalhas de bronze e duas menções honrosas. O evento, que reuniu estudantes de dez países, aconteceu de 24 a 28 de fevereiro em Bangkok.

Em agosto deste ano, alunos do CMPM I vão participar das Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), em Campinas (SP). Os alunos do CMPM I estão entre as três equipes finalistas do Amazonas para realizar a fase final da Olimpíada. 

Em abril de 2024, a Polícia Militar do Amazonas realizou a solenidade da entrega de bibico para mais de 2,5 mil alunos do CMPM, em evento no Centro de Convenções Sambódromo, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, que fez parte da programação em comemoração ao aniversário de 187 anos da PMAM, celebrado no dia 4 abril.

Com um público de mais de 7 mil pessoas, a solenidade da entrega do bibico escolar é um momento simbólico que marca o fim do período de adaptação à rotina do CMPM para os novos alunos, que iniciaram o ano letivo nas unidades de ensino neste ano e passaram pela Semana Zero, com práticas sobre a rotina do colégio, manual da escola, regulamentos, hinário militar, ordem unidade, regras sociais, dentre outras orientações.

Os estudantes realizaram o juramento dos novos alunos e a oração do CMPM, emocionando os familiares e autoridades presentes no evento.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar