Pesquisar
Close this search box.

Plínio tenta ser via bolsonarista

O senador Plínio Valério (PSDB) nega veementemente que tenha decidido ser candidato a governador em 2022, mas trabalha freneticamente para se consolidar como uma via bolsonarista no pleito. Esta semana ele fez um discurso forte no Senado defendendo a votação em plenário dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Música aos ouvidos dos seguidores de Jair Bolsonaro (sem partido). Também tem repetido que não seria uma opção tucana, o que indica a intenção de trocar de partido – o que ele pode fazer a qualquer momento, sem nenhum problema para o mandato, já que exerce cargo majoritário. Outra sinalização clara direcionada a esta plateia foi a de afirmar que uma possível candidatura dele não passaria por políticos com mandato. E que tem tratado do assunto “com o povo que me cobra nas ruas”. Para completar, fez questão de divulgar a condecoração que recebeu ontem, no Dia do Soldado, do Exército, usando inclusive uma máscara rajada com o símbolo da Arma. Está muito clara a estratégia.

SOZINHO

O problema de Valério é que ele faz o jogo do “eu sozinho”. Não faz questão de ter aliados em nenhuma corrente política do Amazonas, o que pode até ser bom para conquistar a simpatia de uma parcela da população, mas pode inviabilizar uma candidatura difícil de construir como a de postulante ao cargo máximo do Estado. Basta recordar que, para se eleger senador, ele foi apoiado por uma ampla coligação, com muito tempo de televisão e recursos financeiros, além de ter o então prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, seu correligionário, a impulsionar a campanha. 

CERTIDÃO

Necessária para pessoas físicas e jurídicas que precisam comprovar a oficialidade do seu endereço, a Certidão de Endereço expedida pela Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano, teve alta de 9,5% nos primeiros sete meses do ano, comparado ao mesmo período de 2020. Foram expedidas 802 certidões este ano, contra 732 do ano passado. Considerando o mês de julho, o Implurb expediu 158 documentos, contra 101, uma alta de 56%. O prazo para obtenção da certidão também foi reduzido internamente, com novos fluxos no sistema, podendo sair em até um dia. A primeira via é gratuita. 

CACAU

cacau
Foto: Divulgação

Em continuidade a uma série de capacitações tecnológicas, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, realiza nesta semana o Curso de Nivelamento Inicial do Cultivo do Cacau para técnicos e extensionistas rurais de 11 municípios do estado. O objetivo é capacitar o corpo técnico para atuar nas ações voltadas ao Projeto Prioritário do Idam para a cadeia produtiva do cacau, que visa incentivar o aumento da produtividade, a inserção de novas tecnologias, garantir a segurança alimentar e nutricional, assim como a geração de ocupação e renda na zona rural.

CALÇADAS

A capital do Amazonas, com mais de 15,8 mil vias, entre ruas, avenidas, becos e travessas, tem agora as calçadas entre as ações prioritárias para os pedestres do programa de desenvolvimento econômico e social “Mais Manaus”, lançado pelo prefeito David Almeida (Avante), onde está prevista a requalificação de espaços públicos com o projeto “Calçadas Mais Ativas”, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

ESTRATÉGIA

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, esteve reunido com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. O encontro, que ocorreu em Brasília, reuniu secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, para alinhar estratégias conjuntas de combate ao desmatamento e queimadas ilegais no bioma. 

COMBATE

O encontro teve como objetivo articular a integração das forças federais e estaduais no combate aos crimes ambientais e, também, ampliar as ferramentas institucionais para que produtores rurais possam licenciar suas atividades com mais segurança e rapidez, respeitando todo aparato legal ambiental vigente no país.

ESGOTO

O governador Wilson Lima (PSC) inaugura hoje a maior  Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte do país, com capacidade para tratar até 300 litros por segundo e que vai beneficiar 192 mil pessoas. Em 14 anos de execução do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior, esta será a primeira ETE a ser entregue pelo Governo do Amazonas por meio do programa em Manaus. Os investimentos são da ordem de R$ 48,4 milhões, valor financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com contrapartida do Governo do Amazonas..

CONCILIAÇÃO

O Tribunal de Justiça do Amazonas está preparando para a semana de 8 a 11 de novembro próximo, a 16ª Semana da Conciliação, em que juízes de todos os municípios do Estado vão buscar acordos entre as partes que disputam ações na Justiça para encerrar a disputa. A Corregedoria-Geral de Justiça, responsável pela campanha, divulgou Portaria oficializando a realização da Semana da Conciliação e orientando a sociedade sobre a realização do evento, que no ano passado atendeu a mais de 20,7 mil pessoas no Amazonas, providenciando a realização de 10.353 audiências.  

FRASES

“Esse projeto saiu e entrou várias vezes da pauta.” Roberto Cidade (PV), presidente da Assembleia Legislativa, comemorando a aprovação unânime da regulamentação do transporte rodoviário no Amazonas

“Homenagear quem ajudou sim, mas apurar quem teve responsabilidade a Assembleia não quer.” Wilker Barreto (sem partido), deputado estadual, comentando a aprovação da concessão do título de Cidadão do Amazonas ao comediante Windherson Nunes, por ter ajudado a trazer oxigênio para Manaus durante a crise de janeiro

Foto/Destaque: TIAGO CORREA/CMM.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar