Pesquisar
Close this search box.

Plantio de sumaumeiras marca o ‘Dia Nacional da Árvore’ em Manaus

Plantio de sumaumeiras marca o ‘Dia Nacional da Árvore’ em Manaus

O programa Arboriza Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, realizou o plantio simbólico de três mudas de sumaúma na rotatória das Letras, avenida Jacira Reis, zona Centro-Sul, para marcar a passagem do Dia Nacional da Árvore, na cidade, comemorado nesta segunda-feira, 21/9. A espécie, considerada símbolo da floresta amazônica, foi escolhida por sua representatividade para ocupar o espaço público, que proporcionará visibilidade para quem passa pelo local.

“O programa Arboriza Manaus sempre priorizou as espécies nativas, em atendimento às recomendações do Plano Diretor de Arborização Urbana e como a rotatória tem espaço suficiente para permitir o crescimento das árvores, escolhemos esse ponto para abrigar as sumaumeiras, que poderão ser contempladas pelo grande número de pessoas que passam pelo local”, explicou a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz, presente ao plantio, reforçando a preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto em manter e reforçar a arborização urbana de Manaus.

As árvores, cada uma com aproximadamente 3 metros de altura, ficaram dispostas nos três canteiros da rotatória, e foram plantadas em covas com espaço e profundidade adequadas (1 metro x 1 metro). O plantio contou com a participação de representantes da empresa Sodecia da Amazônia, fabricante de componentes automotivos, parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em projetos de incentivo à sustentabilidade.

O plantio de árvores representativas da floresta é parte das ações do programa Arboriza Manaus, coordenado pela Semmas, com o apoio da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. “A Comissão desenvolve um trabalho importante porque une os passos necessários para deixar a cidade urbanizada, com asfalto e calçadas, e mais arborizada e embelezada por canteiros ajardinados”, ressaltou a subsecretária da Semmas.

A capital amazonense recebeu nos últimos quatro anos quase 40 mil novas árvores em 114 espaços públicos, por meio do Arboriza Manaus. Desde 2016, as ações de plantio e de manutenção passaram a ser feitas de forma regular com equipes de campo diariamente nas ruas. O resultado é a redução de perdas e também de do vandalismo, além de milhares de árvores novas moldando a paisagem na cidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar