Daqui por diante vamos estabelecer uma conexão, eu e você, sobre o mundo da logística, seus princípios, fundamentos e desafios. Tenha a certeza que não serei mais um a dizer:  “ a Logística é um grande problema na região amazônica” Se a logística é um problema, como pode ser ela a mola propulsora no crescimento de uma empresa?

Na verdade, a logística é a solução. Vivemos logística todos os dias na maioria de nossas ações. Seja indo para o trabalho, escola, ao cinema, etc… O problema é a falta de investimento na infraestrutura logística. A falta de planejamento responsável e coeso. Então vamos começar nosso papo falando sobre planejamento. Vamos lá…

PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO

Planejar vem do verbo transitivo direto que significa elaborar o plano ou a planta de; projetar. Ou ainda, organizar plano ou roteiro de; programar. O planejamento é uma ferramenta imprescindível na gestão e administração, e está intimamente relacionado com a pesquisa, preparação e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Não menos importante do que o planejamento ou a execução daquilo que foi planejado é o feedback dado para o aprimoramento e crescimento principalmente em termos qualitativos. Existem três níveis de planejamento: tático, estratégico e operacional. O estudo dos sistemas, proposto por L. Bertalanffy, originou grandes avanços na área tecnológica do planejamento, revolucionando a educação, a organização militar e a forma como são tratados os problemas ecológicos. O conceito de planejamento tem um caráter multidisciplinar. Por exemplo, o planejamento econômico – que surgiu depois da II Guerra Mundial em alguns países ocidentais – tem como objetivo determinar objetivos e meios dentro de uma empresa, criando estratégias que culminam no benefício dessa mesma empresa.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 É um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006). O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Refere-se essencialmente às várias fases e processos realizados para alcançar os objetivos do planejamento estratégico ou, de uma forma geral, a tranqüila navegação da organização num curto espaço de tempo, sobretudo com a adaptação ou a reação a alterações ou progressos imprevistos

PLANEJAMENTO OPERACIONAL.

É a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.

Ou ainda, é no planejamento operacional que ficarão definidas as ocupações habituais e as minúcias das operações da empresa para tornar os objetivos estratégicos possíveis.

Nele estarão listados os responsáveis por cada tarefa, o orçamento necessário para financiar as operações, o cronograma para realização das atividades e os maquinismos para monitoramento da performance. Logo podemos facilmente concluir que o planejamento operacional se faz extraordinário para a criação de um fluxo de trabalho diário realmente dinâmico e eficaz.

Até o próximo Papo Logístico….

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email