Pesquisar
Close this search box.

Pioneiro do turismo ecológico

Pioneiro do turismo ecológico

Vivemos numa bela região, cobiçada pelo mundo inteiro. Floresta, rios, variadas espécies de animais nas águas, nas terras e nos ares, enfim, um ambiente extremamente propício para quem quer estar em contato com a natureza, ideal para se explorar o turismo ecológico, porém, este segmento econômico, que poderia trazer muito dinheiro para o Estado praticamente sem alterar o meio-ambiente amazônico, tem sido ignorado sistematicamente pelos governos e são poucos os empreendedores e empresários que se arriscam a investir em projetos além dos limites urbanos de Manaus.

Um destes empresários, o português Vasco Tavares Guimarães Vasques, carrega consigo o pioneirismo de ter sido um dos primeiros a explorar o turismo ecológico nas proximidades de Manaus. Em sua homenagem, o centro de convenções ao lado da Arena da Amazônia, leva seu nome. 

Vasco Vasques nasceu em 17 de agosto de 1913, nas Ilhas Canárias/Espanha. Era filho do cônsul português Fernando Vasques, de quem adotou a cidadania. Fernando veio para o Brasil, pra Bahia, em 1939, depois Belém de onde, em 1942, Vasco Vasques mudou-se para Manaus fundando a firma V. Vasques & Cia. Ltda., que agenciava a empresa de aviação Panair do Brasil, bem como algumas empresas na área de seguros. No mesmo ano, Vasco Vasques conheceu a amazonense Zaíra Moreira de Santana Costa, com a qual se casou em 25 de setembro de 1943 e tiveram três filhos: Fernando (1946), Jorge (1948), Carlos (1953) e Angélica, adotada.

Vasco Vasques é o português que fez sua cruzada pela Amazônia

Com o sócio Fernando Ferreira da Câmara o português constituiu a loja de eletrodomésticos Bazar América Ltda.; e a Gasônia – Gás da Amazônia Ltda, primeira distribuidora de gás liquefeito de Manaus.

Caçadas empolgantes

Em 1963, aproveitando serem representantes de uma grande empresa aérea, que trazia visitantes a Manaus, Vasco Vasques e Fernando da Câmara inauguraram a Selvatur, primeira agência de turismo de Manaus, fundada oficialmente em 1º de abril de 1965 com o registro na Embratur número 01 da Região Norte. A Selvatur funcionava no escritório da V. Vasques, na rua Guilherme Moreira, ao lado da Moto Importadora, em frente ao Banco do Brasil.  

Naquele mesmo ano, Vasco Vasques, Fernando da Câmara e Clóvis Vale, um sócio minoritário, investiram ainda mais alto no turismo ao se tornarem proprietários do Hotel Amazonas. Inaugurado em 7 de abril de 1951, doze anos depois o hotel, pertencente à Prudência Capitalização, com sede em Brasília, foi comprado pela V. Vasques & Cia. Ltda. A Selvatur foi transferida para o térreo do Hotel Amazonas com instalações bem mais amplas. Sob a administração da V. Vasques, o hotel foi ampliado de 49 para 200 apartamentos. Ali, Vasco Vasques mudou radicalmente o turismo ecológico explorado anteriormente no Hotel Amazonas.

O que poucos sabem é que um dos segmentos que atraía turistas para o Hotel Amazonas, desde a sua inauguração, não seria nada aceito nos dias atuais. Anúncio publicado na revista O Cruzeiro, de 1950, dizia que o hotel seria inaugurado em breve e instigava o visitante a vir conhecer o ‘inferno verde’ citando ‘soberbas pescarias e caçadas empolgantes’. Isso mesmo. Caçadas. Nos anúncios seguintes começam a aparecer vitórias régias, onças, jacarés, tartarugas, garças, e finalmente um anúncio, de 1951, mostra a ilustração de um caçador numa canoa atirando num pássaro. Anúncio do mesmo ano mostra agora a ilustração de um caçador atirando numa onça com as palavras ‘Caçadas empolgantes’ em destaque. Em setembro de 1951 o anúncio comemora o hotel ter recebido 1.138 turistas de todo o mundo em 90 dias de funcionamento. Em janeiro de 1952 um anúncio ainda em O Cruzeiro escancara: ‘a Amazônia é um verdadeiro paraíso para os caçadores’ e a ilustração de uma onça num tronco. Esse era o turismo ecológico, ou anti-ecológico, inicial de Manaus, que felizmente acabou quando a V. Vasques adquiriu o hotel.

Encontro das águas

À frente do Hotel Amazonas, e da Selvatur, Vasco Vasques priorizou o turismo de visita aos locais naturais. Foram os guias da Selvatur os primeiros a levar os turistas para conhecer o encontro das águas, fenômeno descrito ainda em 1542 por frei Gaspar de Carvajal e desde então desconhecido pelos manauaras e que acabou por se transformar num atrativo com fama internacional. Até hoje os turistas ficam maravilhados ao cruzar as águas do Negro e do Solimões, que não se misturam.

Indo além do encontro das águas, os guias chegaram até o lago Janauari, já no município de Iranduba onde, pela beleza exótica do lugar e as águas calmas, Vasco Vasques resolveu construir o complexo flutuante Janauarylândia.

“A Janauarylândia começou em 1966 com um restaurante, uma pequena lanchonete e uma loja de artesanatos, tudo flutuante, sobre toras de assacu. Com a implantação da Zona Franca, em 1967, e a chegada de turistas a partir da década seguinte, visando comprar os artigos importados das inúmeras lojas de Manaus, o restaurante foi totalmente reformado, ganhando uma piscina e um hotel com 24 apartamentos”, contou Jorge.

Vasco Vasques morreu em 1976, mas deixou como legado os dois hotéis que sucumbiram ao fim do turismo de compras em Manaus, a partir de 1990.

Em 1994 o hotel da Janauarylândia foi vendido e rebocado do lago. Dois anos depois, em 1996, foi a vez do Hotel Amazonas também ser vendido, o mesmo acontecendo com a Selvatur, em 1999.   

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar