Pesquisar
Close this search box.

PIM mantém vigor, avalia Fieam

Dados divulgados ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontaram uma retração para grande parte dos indicadores de atividade industrial brasileira em junho. O Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) fechou o mês com 82,3%, desaceleração de 0,2% na atividade em relação a maio, quando o índice foi de 82,5%. No entanto, a queda não deve gerar grandes impactos para a indústria do Amazonas, conforme entidades do setor ouvidas pelo Jornal do Commercio.
“A variação do Nuci entre  maio e junho deste ano pode ser considerada desprezível, nada que reduza significativamente a atividade econômica”, garantiu o economista e consultor empresarial José Laredo.
Segundo o especialista, a razão da pequena diferença entre um mês e outro se deveu a medidas ainda mais rígidas tomadas pelo governo federal para conter a inflação e a desvalorização do dólar. “Isso se deu justamente em junho, daí os reflexos já aparecerem estampados neste mês”, esclareceu.
A tranquilidade, de acordo com o assessor econômico da presidência da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Gilmar Freitas, se deve ao faturamento real, que tanto na esfera nacional como no Amazonas, continua crescendo. A pesquisa da CNI informa que houve acréscimo de 0,7% no resultado das vendas do setor na passagem de maio para junho. Em relação ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 5,9% quando comparado a igual período do ano passado.

Produção e empregos

Embora os dados do Amazonas nesse período ainda não tenham sido liberados pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Freitas mostrou-se confiante. “Apresentamos em relação ao ano passado crescimento, tanto em faturamento e produção quanto nos empregos. Existem vários setores do PIM [Polo Industrial de Manaus], que apresentam grau de produção maior do que o do ano de 2010, como o setor de duas rodas e alguns produtos do setor eletroeletrônico”, argumentou.
Já o presidente da Aficam (Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia), Cristóvão Marques demonstrou preocupação. “A exportação e a concorrência desleal com os produtos importados, especialmente da China, são os fatores que podem vir a prejudicar o Polo Industrial”, explicitou.
O diretor-executivo da Fieam, Flávio Dutra concorda. “O mercado externo está se  mostrando cada dia mais difícil para a indústria nacional como um todo, fruto da retração do mercado como reflexo da crise que pode se agravar”, frisou.
Para Dutra, no entanto é preciso esperar, pois de acordo com ele, por enquanto não foram sentidas consequências graves, que afetem o desempenho do PIM. “A perspectiva dos próximos meses será ditada pela reação do mercado que é o que determina o nível de produção da indústria. Vamos aguardar e torcer para uma melhoria do quadro econômico geral”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar