Pesquisar
Close this search box.

PIM continua atraente para investidores

O PIM (Polo Industrial de Manaus) continua atraente para potenciais investimentos nacionais e estrangeiros. A Sense Bike, do setor de duas rodas, anuncia a inauguração de uma nova unidade no Estado, embalada pelo bom desempenho do segmento, um dos que mais ganharam fôlego na indústria, apesar da pandemia.

O diretor-executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Paulo Takeushi, vê com otimismo as possiblidades de novos negócios. “A demanda por bicicletas e motocicletas continuará a crescer em 2022. É um cenário muito positivo”, avalia ele.

E essa projeção é feita tendo como base os últimos dados do setor. A produção de motocicletas na ZFM fechará o ano com mais de um milhão de unidades fabricadas (exatas 1. 220 mil motos), número que não era alcançado desde 2015. Em 2021, até agora foram produzidas 730 mil bicicletas, 20% maior que em 2020, abaixo da média registrada em 2019, por falta de insumos. 

Artesãos

A prefeitura trabalha a instalação de centrais de artesanatos em Manaus. Uma iniciativa para a categoria vender com mais organização e facilidade os seus produtos, principalmente aos turistas que aqui chegam. Segundo o secretário municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Junior, uma das unidades será no Mirante, onde funcionava o prédio da Ceam,  e outra na Casa de Praia, no antigo Papagaio Show Clube. É o turismo agregado à boa gastronomia do Amazonas. 

Amazonino 

Já era esperado. O ex-governador Amazonino Mendes (União Brasil) lançou, ontem, sua pré-candidatura ao governo do Amazonas nas próximas eleições. O anúncio foi feito durante entrevista a uma rede de televisão em Manaus. Questionado se, realmente, sairia novamente candidato, foi incisivo. “Todo mundo já sabe disso”. O político fez duras críticas à atual gestão do governo do Estado, classificando-a como um “desastre” sem precedentes.

Pane

Em pleno clima de vendas do comércio neste fim de ano em Manaus, usuários reclamam de panes seguidas no aplicativo do Bradesco. Segundo clientes, o apagão chegou a durar até  48 horas, levando os consumidores a recorrerem a outras modalidades de compra. E muitos não escondem a sua frustração. Não é a primeira vez que acontecem problemas desse tipo com o banco, um dos líderes do mercado. 

‘Turbinando’

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reforçam medidas para ‘turbinar’ mais ainda a parceria. Assinaram convênio de R$ 30 milhões para a reforma de 29 feiras e mercados da capital. Em média, o projeto irá beneficiar 20 mil famílias que sobrevivem dessas atividades, segundo a Semacc (Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal).

Décimo

Uma boa tacada para movimentar o comércio nestes tempos de pandemia. A primeira parcela do 13º salário, paga no último dia 30, vai injetar pelo menos R$ 232,6 bilhões na economia brasileira, segundo estima o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). O rendimento adicional beneficiará 83 milhões de brasileiros. Lojistas do Amazonas veem boas expectativas de negócios, ao contrário do arrocho nos últimos dois anos.

Morte

O empresário português Américo Rodrigues Esteves morreu, ontem, em Manaus. Ele era dono da Fábrica Modelo, fabricante da tradicional Bolacha de Motor, uma alusão aos ribeirinhos que consomem o biscoito. O vereador Marcelo Serafim (PSB), líder do prefeito na Câmara Municipal, é sobrinho-neto do empresário e fez uma homenagem ao tio pelas redes sociais. Esteves marcou sua trajetória como empreendedor. 

Qualificação

A EcolegisCMM (Escola Municipal do Legislativo Municipal) lançou, ontem, a plataforma de cursos de qualificação a distância que disponibilizará 77 vagas para estudantes em Manaus. O lançamento foi no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. O prefeito David Almeida (Avante) participou da solenidade e destacou a importância da unidade para capacitar um universo de 300 mil pessoas. O projeto é do vereador David Reis (Avante), presidente da Câmara Municipal.

TCE

O conselheiro Mario Mello, presidente do TCE-AM (Tribunal de Contas do Amazonas), participa da 30ª Assembleia Ordinária da Organização Latino-Americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores. O evento acontece em Cartagena das Índias, na Colômbia, reunindo representantes de mais de 20 países. Um dos temas a serem abordados por especialistas será inteligência artificial e computação quântica, uma tecnologia revolucionária.

Frases

“Essa é uma nova forma que a Câmara está chegando até os cidadãos de Manaus, com a plataforma de ensino a distância, e esses cursos. É uma maneira de dar mais oportunidades às pessoas que estão desempregadas”.

Davi Almeida, prefeito de Manaus (Avante)

“Vimos a Polícia Federal, o Ministério da Justiça e o Ibama realizarem operação para coibir a garimpagem no rio Madeira. Não sei se destruir balsas é o melhor caminho. Estamos vendo centenas de famílias abandonadas”.

José Ricardo Wendling, deputado federal (PT-AM)

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar