Pesquisar
Close this search box.

Píer dos Breves se consolida como ponto turístico em Parintins

E pelo terceiro ano consecutivo, o Píer dos Breves será a referência para torcedores de Caprichoso e Garantido que quiserem passar momentos de diversão e lazer, na beira do lago Macurany, saboreando bebidas geladas e se deliciando com pratos diversos à base de peixes, este ano com três opções de tambaqui: caldeirada, frito e assado na brasa, além de carne, frango e tira-gostos.

O Píer dos Breves faz parte da Chácara Recanto Santa Clara, da família do jornalista Keynes Breves, que administra o empreendimento. Foi construído entre 2014 e 2015, às margens do lago Macurany.

A altura do Píer dos Breves foi baseada na grande cheia do rio Amazonas de 2012 quando, em Manaus, o nível do rio Negro chegou a 29m97, recorde ultrapassado somente um ano antes de o Píer ser aberto ao público, em 2022. Em 2021 o nível do Negro atingiu 30m02, até agora imbatíveis, porém, essa engenharia cabocla continua dando certo, pois o Píer continua sem ir ‘pro fundo’.

A estrutura de madeira tem mais de dez metros de altura, comprimento em torno de oito metros e 16 de largura. As madeiras são as mesmas utilizadas na construção de barcos regionais, como a jarana e a massaranduba. Suas bases são fixadas no chão e foram feitas na época da vazante, quando o local fica totalmente seco. Quando as águas do lago Macurany sobem durante as cheias, o Píer chega a parecer um flutuante.

Pensado, inicialmente, para ser utilizado como espaço de lazer da sua família, foi o próprio Antônio Breves, pai de Keynes, quem lhe deu a ideia de transformar o local num lugar para eventos.

“É que sempre estive envolvido em eventos dos bumbás, principalmente em Manaus, e meu pai quis que os trouxesse para o Píer, além de poder abrir essa maravilha construída por ele e minha mãe Neuly para as demais pessoas”, revelou.

Roteiro turístico

E neste sábado (22), terá início a terceira temporada do ‘Trapiche & Toada’. Trapiche, do caboquês, é o mesmo píer, nos antigos e rústicos portos do interior do Amazonas e Pará. 

“No nosso Trapiche, teremos uma programação cultural e de lazer em contato com a natureza, oferecendo uma estrutura de bar, restaurante e banho no Macurany ao som das toadas do Garantido e do Caprichoso, diariamente, até segunda-feira (1º de julho)”, adiantou. 

“Nesses dois anos de Píer a gente percebeu que as pessoas procuram o local para curtir a Ilha de uma forma diferente, por isso retiramos o som ao vivo. Queremos que as pessoas curtam o Píer, a natureza, e possam relaxar tranquilamente. Mas, a pedido dos frequentadores, continuamos tocando as toadas, porém, de forma mecânica”, disse. 

O Píer dos Breves ainda disponibiliza um espaço com redes, espreguiçadeiras e bosque com mesas e cadeiras, banheiros e Wi-Fi gratuito.

“Após dois anos de feedback muito positivo dos visitantes, agora queremos consolidar o Píer no roteiro turístico de quem vem a Parintins durante o Festival Folclórico. Serão dez dias nos quais o público poderá mergulhar numa experiência diferenciada, verdadeiramente parintinense”, afirmou.

“A única orientação que fazemos aos visitantes é chegar cedo para curtir ao máximo o local”, completou.

O Píer dos Breves começará a funcionar às 9h30 e permanecerá aberto até as 17h.

Como chegar ao local

O acesso ao Píer é por via terrestre, pela estrada do Macurany; ou por via fluvial, com embarcações saindo da rua Maués, próximo ao Clube Caprichoso. Pelo rio com certeza é a melhor opção, pois os turistas já vão sentindo a natureza de perto até chegar ao Píer. A viagem dura em média dez minutos. Embarcações não poderão atracar no local, pois a área será totalmente destinada ao banho, mas poderão ficar fundeadas nas proximidades.

O lago Macurany, cujo significado na linguagem indígena é ‘o bem e o mal’, é a grande atração, seja para banho, pesca ou canal para encurtar uma viagem para várias comunidades rurais de Parintins. É um patrimônio natural da Ilha Tupinambarana, mais bonito ainda nessa época do ano com a enchente do rio Amazonas em sua plenitude, além de ser uma opção para passeios ao redor da Ilha. Visando a possível grande vazante deste ano, Keynes providenciou o aumento da quantidade de chuveiros no Píer para os frequentadores se refrescarem. 

Os interessados em viver essa experiência no ‘Trapiche & Toada 2024’ devem fazer reserva pelo (92) 9 8162-8848.

“O espaço tem limite de capacidade, por isso precisamos organizar as reservas por dia. Queremos atender bem quem nos procura, proporcionando conforto a todos”, avisou.

“O Píer dos Breves servirá como um local para recarregar as energias, pois o ritmo de Parintins, neste ano, promete ser o mais intenso de todos os tempos”, finalizou.

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar