Pesquisar
Close this search box.

PF recebe computadores e um pendrive

No pendrive estariam os dados já digitalizados referentes às despesas com cartões corporativos e contas B levantadas para um banco de dados.
A PF investiga o vazamento de informações sigilosas da Casa Civil que deu origem ao dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e sua equipe.
A reportagem apurou que os computadores e o pendrive eram utilizados por seis servidores da Casa Civil responsáveis pela realização do banco de dados. O material vai ser periciado na Superintendência da Polícia Federal de Brasília.
O ministro Tarso Genro (Justiça), ao ser questionado sobre as investigações coordenadas por Menezes, disse apenas que elas segui-am o curso normal. Ele não quis comentar sobre as investigações mais recentes.
No último dia 8, a PF apreendeu seis computadores para realizar perícia nas máquinas. Dos seis equipamentos, apenas um era de mesa. Os demais são notebooks utilizados por funcionários do órgão.
Além dos computadores, a PF também reuniu informações na Casa Civil sobre o banco de dados com informações de gastos do governo tucano com os cartões corporativos e as contas B -como as senhas utilizadas por cada servidor para o ingresso no sistema de informações do órgão.
A PF não pediu autorização judicial para a apreensão dos computadores porque a Casa Civil permitiu que as máquinas fossem retiradas.
O diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Romero Luciano Lucena de Menezes, foi quem determinou a abertura de um inquérito para apurar o vazamento do dossiê.
Para justificar a necessidade de investigar o vazamento, Dilma disse que há a possibilidade de crime de violação de sigilo funcional. O Palácio do Planalto quer que a PF investigue quem vazou os dados e quem invadiu os computadores da Casa Civil, mas não deseja apuração sobre eventual motivação política do governo para elaborar o dossiê a fim de intimidar a oposição na CPI dos Cartões.
Dilma não descarta que os computadores da Casa Civil tenham sido invadidos por um “espião de crachá” -que teria reunido os dados contra tucanos que estão no suposto dossiê. Ela reconheceu, porém, que o vazamento pode também ter sido provocado por um funcionário da Casa Civil com acesso aos gastos sigilosos do governo com cartões corporativos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar