28 de junho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

PF prende prefeitos, juiz e advogados por fraude no Fundo de Participação

A Polícia Federal deflagrou ontem uma opera-ção contra um esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A Polícia Federal deflagrou ontem uma opera-ção contra um esquema de liberação irregular de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Já foram presas 44 pessoas suspeitas de envolvimento com o esquema. Entre eles estão 12 prefeitos de cidades de Minas Gerais e da Bahia.
Também foram presos um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores municipais, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa Econômica Federal e um lobista. A PF informou que o nome dos presos não será divulgado por determinação da Justiça.
Além de Minas e Bahia, a operação -batizada de Pasárgada- também foi deflagrada no Distrito Federal. Cerca de 500 policiais foram mobilizados para cumprirem 150 mandados -100 de busca e apreensão e 50 de prisão.
A investigação, iniciada há oito meses, revelou a envolvimento de magistrados, prefeitos, advogados, procuradores municipais, assessores e lobistas no esquema. Segundo a Polícia Federal, a suposta quadrilha teria causado um prejuízo de R$ 200 milhões aos cofres públicos.
O esquema consistia na negociação de decisões judiciais para repassar verbas do FPM para municípios em débito com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo a Pplícia Federal, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email