Pesquisar
Close this search box.

Pets: Já fez o reforço da vacina contra gripe? Chuvas são um convite para muitas doenças

Os dias chuvosos são um convite para a manifestação de problemas respiratórios. Aliada à alta umidade, o clima tropical quente e úmido predispõe o aparecimento de vírus e bactérias nesta época do ano. É o caso de nossa região, onde a umidade pode variar de 60% a 80%, em média.

E é aí que aumenta o risco para se contrair as mais diversas doenças que afetam o sistema respiratório. Nessas condições, os micro-organismos encontram o ambiente ideal para a proliferação – tanto em humanos quanto nos animais de estimação, que convivem conosco diariamente e também estão expostos a enfermidades infectocontagiosas, agressivas, muitas vezes irreversíveis e letais. 

E haja espirros, coriza, tosse, febre….E não é nada agradável presenciar o extremo desconforto em alguém com as vias aéreas obstruídas. Assim também ficam os nossos amiguinhos. Eles sofrem tanto quanto a gente. Então, é hora de tomar as medidas preventivas para combater eventuais doenças que possam ameaçar a saúde deles. 

E a gripe é uma delas. Evitar ambientes úmidos e extremamente insalubres é uma boa medida. E não leve o seu amiguinho para o passeio em hipótese nenhuma se estiver chovendo. E se houver a ameaça de cair um aguaceiro, pense duas vezes. Mantenha seu pet em casa e busque outras maneiras para ele aliviar o estresse, extravasar suas emoções. Deixe-o à vontade para as travessuras – um cão serelepe, com certeza esbanja muita saúde. Mas é preciso sempre protegê-lo, observando os ambientes e as situações mais perigosas.

Afinal, você tem recursos e mecanismos de sobra para entretê-lo – bater uma bola, incentivá-lo a se exercitar com uma corridinha em casa, etc. E ainda pode recorrer a brinquedos produzidos sob medida para deixar o seu amiguinho mais alegre, mais interativo e saudável. São medidas simples que não custam praticamente nada e podem prevenir muitos problemas de saúde.

Uma gripe mal curada pode evoluir para uma pneumonia galopante, causando morte súbita. Vacinas podem prevenir a doença em cães e gatos. São duas doses consecutivas e um reforço a cada ano. E não negligenciar na vacinação é uma forma de melhorar a qualidade de vida e permitir que os pets vivam mais tempo conosco.

A vitamina C também reforça a imunidade dos bichinhos nessa época do ano. Então, é bom adicioná-la a alimentos ou dar diretamente na boca do animal. A dose deve ser correspondente ao tamanho e peso do pet. O veterinário pode elaborar um bom esquema preventivo para proteger os bichinhos, além das vacinas habituais.

Por terem o sistema imunológico mais sensível, os animais idosos estão mais expostos a doenças. Portanto, deve-se redobrar os cuidados com eles para casos de gripe e ainda de artrose, que começa a aparecer lá pelos oito anos de vida. Nessa fase, é importante oferecer uma dieta específica e mais rica em nutrientes, suplementos, que possam retardar os limites físicos que a vida avançada impõe a eles.  Um check up ajuda a prevenir problemas futuros. Não só para o organismo, mas também para toda sorte de adversidades que surgem com a falta de prevenção e dos cuidados básicos com os animais. Fica a dica!

POR DENTRO

– Nada de passeios em horários mais frios.

– Melhor investir em abrigo dentro de casa para proteção do seu pet.

– Evitar choques térmicos – sair do calor para ambiente frio.

– Se tiver mais de um animal e um manifestar sintomas, mantenha-o afastado dos outros até o tratamento.

– Se viajar com o bichinho ou sem ele (deixando-o hospedado em um hotel), procure antes o médico veterinário de sua confiança.

– A vacina contra gripe pode ser aplicada em qualquer consultório ou clínica veterinária. Mas só por veterinários, que estão  habilitados para o procedimento.

DICA ANIMAL

‘Preciso ter uma alimentação mais saudável’

Foto: Divulgação

Não se iluda. Só a ração pode manter o seu pet saudável. Ela contém a dieta específica, rica em nutrientes e suplementos, para deixar os bichinhos mais saudáveis. Mas infelizmente, muitos tutores insistem em dar todo tipo de alimento para os animais domésticos. E por conta disso, lá vêm os problemas de pele, as gastrinterites, enfim, uma variedade enorme de distúrbios que só contribuem para encurtar a vida dos nossos amiguinhos. Parar de dar ‘besteiras’ previne futuras doenças causadas por ingestão de alimentos inadequados, além de evitar gastos com tratamentos.

Foto/Destaque: Divulgação

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar