Pesquisar
Close this search box.

Pets de Manaus ganham campo especial ParCão

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/29/0208_B1a.jpg

A cada dia que passa, mais pessoas estão se tornando conscientes que animais precisam ser protegidos, cuidados e respeitados.

Shoppings, restaurantes e outros espaços comerciais privados estão adotando o atendimento pet friendly (amigo dos animais), ou seja, se tornando lugares onde os animais são aceitos, bem-vindos e podem permanecer. Até o presidente Jair Bolsonaro informou em seu Twitter, na terça-feira, 30, que irá criar a secretaria de Animais agora em agosto. Vamos ver o que virá.

Em Manaus, com previsão de ser inaugurado agora em agosto pelo prefeito Arthur Neto, já existe o ParCão, uma área delimitada dentro da Mini Vila Olímpica Jair Sampaio, no bairro de Santo Antônio, que será o primeiro espaço específico para cães, e outros pets, no Norte.

“O ParCão foi idealizado pela então vereadora Joana D’arc, no ano passado. Ela apresentou projeto para a construção do espaço, que este ano foi construído dentro da Mini Vila Olímpica Jair Sampaio”, falou Milton Silva, subsecretário da Semjel (Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer).

Joana D’arc dos Santos Cordeiro, protetora dos animais, foi eleita vereadora em 2016 e, no ano passado, deputada estadual tendo como uma de suas bandeiras a defesa e proteção dos animais. É uma das fundadoras da ONG Pata (Proteção, Adoção e Tratamento Animal).

“O ParCão já está pronto, inclusive têm algumas pessoas que até estão trazendo seus cães e pets para usufruir dele, mas estamos aguardando um espaço na agenda do prefeito para ele vir fazer a inauguração oficial do espaço”, disse.

Excelente lugar para o lazer

Os equipamentos disponibilizados para que os donos dos pets brinquem e se divirtam com seus animaizinhos são Túnel do tempo, Passarela, Obstáculo com pneus, Obstáculo com estacas, Gangorra e Vara para salto. Equipamentos simples, mas excelentes para que principalmente o cão pratique seu exercício diário.

“Foi construído até um anfiteatro onde poderão ser realizados desfiles com os animais, exposição de eventos e serviços de adestramento”, acrescentou Milton.

Existem algumas regras que deverão ser seguidas para que a convivência entre donos de pets e os próprios pets seja tranquila e pacífica. O dono do pet deverá ser maior de idade e responsável pelos seus atos; deverá manter o portão da área do ParCão sempre fechado; o dono é obrigado a coletar as fezes do seu pet; os cães deverão sempre estar com coleiras ou peitoral com identificação; todos os animais devem estar vacinados, vermifugados e com o controle de pulgas e carrapatos em dia; é proibida a entrada de cadelas no cio; bem como é proibida a permanência de cães desacompanhados; também é proibido alimentar ou trazer brinquedos para seu pet, pois estes podem estimular disputas e confrontos; cães anti-sociais deverão ser mantidos na coleira e aqueles que, como alguns seres humanos, gostam de promover conflitos, morder e brigar, deverão ser retirados do lugar.

A Mini Vila Olímpica Jair Sampaio é um excelente lugar para o lazer não só para os moradores do bairro de Santo Antônio. Possui pistas para caminhada, academia ao ar livre, duas quadras de futebol de salão, um campo de futebol, três piscinas (uma de 50 m e duas de 25 m) nas quais são ministradas aulas de natação e hidroginástica, e uma academia onde são dadas aulas de capoeira e realizadas atividades físicas para a terceira idade, e agora o ParCão.

“Por dia circulam pela Mini Vila cerca de mil pessoas. Só nos cursos disponibilizados temos 700 pessoas inscritas”, informou Gleiser Barbosa, diretor de Projetos Sociais para a Juventude, da Semjel.

Cão Bombeiro, Cão Esperança

Deste 2014 o CBMAM (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas) desenvolve em duas escolas de educação especial, em Manaus, o projeto de cinoterapia ‘Cão Bombeiro, Cão Esperança’, ajudando mais de 100 crianças com algum tipo de deficiência a superar barreiras.

“O projeto de cinoterapia foi idealizado em 2014, mas só quatro anos depois começou a ser implantado na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, no Parque Dez. As atividades foram iniciadas com cinco cães, sendo quatro labradores e um pastor alemão. A integração entre os cães e as crianças ocorre duas vezes por semana, por ao menos uma hora”, falou o cabo Danilo Barros, coordenador da equipe de busca, resgate e salvamento com cães do CBMAM.

O ‘Cão Bombeiro, Cão Esperança’ auxilia no aprendizado e desenvolvimento cognitivo, além de trabalhar o emocional de crianças.

Os cães que atuam no projeto são dóceis, brincalhões e treinados para ter contato com crianças e idosos. “As crianças que, muitas vezes, têm dificuldade de locomoção, acabam melhorando a mobilidade com essa interação, estimulando também a parte emocional”, afirmou Danilo.

“A parceria entre o Corpo de Bombeiros e o colégio rende frutos positivos na questão social e de saúde dos alunos, além de contribuir com a assiduidade dos pequenos, uma vez que eles não faltam aula nos dias de Cinoterapia”, concluiu Helivan Dantas, diretor da escola.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar