18 de abril de 2021

Petrobras não descarta importar gasolina em setembro

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na sexta-feira, 5, que a companhia não pretende importar gasolina em agosto para suprir a demanda interna, mas não descarta que a importação seja necessária já em setembro

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, na sexta-feira, 5, que a companhia não pretende importar gasolina em agosto para suprir a demanda interna, mas não descarta que a importação seja necessária já em setembro. Segundo ele, os estoques atuais e a capacidade de refino da empresa atendem o consumo pelos próximos 30 dias, mas o ritmo do crescimento da demanda está muito superior ao esperado pela Petrobrás (ver boxe).
Na semana passada, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli havia afirmado que a companhia certamente precisará importar gasolina este ano, independente de a mistura de etanol ser ou não reduzida, exatamente por conta do elevado crescimento da demanda. “Nós avaliamos o consumo dia a dia. Sei que até o dia 5 de setembro não precisamos importar. Mas não posso dizer o mesmo sobre o dia 6”, disse o diretor de Abastecimento.
Costa destacou ainda que algumas paradas programadas em refinarias no segundo semestre podem contribuir para agravar a relação oferta versus demanda. “A maior parte das paradas, as mais pesadas já ocorreram no primeiro semestre, mas temos algumas ainda nos próximos meses e podem haver outras não programadas que complicam ainda mais a situação”, disse. Ele não quis estimar qual seria o volume necessário a ser importado pela companhia este ano. Entre abril e maio, a Petrobras importou 2,5 milhões de barris para suprir a demanda extra no mercado interno No ano passado, pelo mesmo motivo da alta de preços do etanol, a estatal importou 3 milhões de barris.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email