Petrobras faz financiamento de bilhões com banco chinês

A Petrobras informou ontem que assinou os contratos que concluem os procedimentos para o financiamento de US$ 10 bilhões junto ao CDB (China Development Bank, o BNDES chinês). O empréstimo já estava sendo negociado desde maio de 2009, após a assinatura de um acordo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao país asiático.
Segundo o acordo, o CDB vai liberar os recursos ao longo de 10 anos. A Petrobras disse em comunicado ao mercado que irá informar toda vez que realizar os saques dos recursos vindos desse empréstimo. Os recursos serão utilizados para financiar o plano de investimentos da estatal no período entre 2009 e 2013.
“Esse financiamento se tornou simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento”, informou no comunicado o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.
Além de fechar o acordo sobre o financiamento, a Petrobras ainda acertou contrato de fornecimento de petróleo por 10 anos para a Unipec Asia, uma subsidiária da gigante chinesa do petróleo Sinopec. Segundo o acordo, a estatal brasileira fornecerá 150 mil barris diários no primeiro ano de contrato, e 200 mil barris diários nos outros nove anos.

Redação
Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:
Siga-nos
Notícias Recentes

Taxa de desemprego fica abaixo de 10% no Brasil, menor nível desde 2015

Autoconhecimento é primeiro passo para mudança

‘Consolidamos nossa expansão no AM’

Filmes, no retorno do Museu Amazônico

Governo Federal disponibiliza R$ 340,9 bilhões para a produção agrícola
