Pesquisar
Close this search box.

Petrobras faz financiamento de bilhões com banco chinês

A Petrobras informou ontem que assinou os contratos que concluem os procedimentos para o financiamento de US$ 10 bilhões junto ao CDB (China Development Bank, o BNDES chinês). O empréstimo já estava sendo negociado desde maio de 2009, após a assinatura de um acordo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao país asiático.
Segundo o acordo, o CDB vai liberar os recursos ao longo de 10 anos. A Petrobras disse em comunicado ao mercado que irá informar toda vez que realizar os saques dos recursos vindos desse empréstimo. Os recursos serão utilizados para financiar o plano de investimentos da estatal no período entre 2009 e 2013.
“Esse financiamento se tornou simbólico pelo valor financeiro envolvido e por representar uma nova fase de evolução das relações entre mercados de países em franco desenvolvimento”, informou no comunicado o diretor financeiro da Petrobras, Almir Barbassa.
Além de fechar o acordo sobre o financiamento, a Petrobras ainda acertou contrato de fornecimento de petróleo por 10 anos para a Unipec Asia, uma subsidiária da gigante chinesa do petróleo Sinopec. Segundo o acordo, a estatal brasileira fornecerá 150 mil barris diários no primeiro ano de contrato, e 200 mil barris diários nos outros nove anos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar