Pesquisar
Close this search box.

Pessoas estão cautelosas com dívidas

https://www.jcam.com.br/PGB3_0405.bmp

As pessoas estão mais cautelosas com seus gastos, e evitam fazer novas dívidas. Essa é a conclusão de pesquisa feita pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgada ontem, com o perfil dos consumidores inadimplentes no Brasil.

“Em comparação com 2011 e 2012 a taxa de inadimplentes caiu em março de 2015, pois o consumidor aprendeu com o excesso de dívidas a ser mais cauteloso quanto seus gastos”, afirmou Fernando Cosenza, diretor de marketing, inovação e sustentabilidade da Boa Vista.

Um dos principais assuntos abordados foi o desemprego, que registrou alta no mês passado, e ainda é o maior motivo para que o consumidor tenha dificuldade de cumprir com suas dívidas, apontado por 35% do total de entrevistados. “Mesmo com o seguro-desemprego, a renda do consumidor cai. E com isso, alguma conta deixa de ser paga. Apenas quando é recolocado novamente no mercado de trabalho, o débito volta a ser cumprido” salientou Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC.

Outros fatores que influenciam esse indicador é o descontrole financeiro (28%), diminuição da renda +despesas extras (17%), empréstimos a terceiros que não honram com o débito (11%), e outros motivos (9%), empréstimo pessoal (7%). Quando se leva em conta a população com renda de até três salários mínimos, o desemprego tem ainda mais influência na inadimplência, apontado por 41% dos consumidores ouvidos.

Em comparação a março de 2014, o número de pessoas que se declaram muito endividadas subiu de 22% para 26%. Os que se declaram menos endividados subiu 42% para 44%. Os poucos endividados passaram de 36% para 30%, no espaço de 12 meses.

Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os produtos que geraram a inadimplência para 25% dos consumidores, seguido de contas diversas como IPVA, IPTU, condomínio, academia, educação (17%), vestuário e calçados (16%), alimentação (15%), contas de consumo como água, luz e gás (14%), empréstimo pessoal (7%), materiais de construção (4%) e financiamentos de casa e veículo (2%).
A pesquisa revela que há uma vontade maior do consumidor de quitar as dívidas e voltar a ter crédito para conquistar sonhos de consumo. Na pesquisa realizada, o consumidor foi questionado sobre o que compraria quando liquidasse seus débitos.

E a compra de veículo é o desejo de 43% dos pesquisados, seguido de casa própria (23%), eletrodomésticos (8%), material de construção (7%), eletrônicos (4%), celulares (3%) e outros (6%). “Para aquisição desses bens é necessário um financiamento e com isso é possível ver a mudança do perfil do inadimplente atual, pois ele sabe que para adquirir seus sonhos de consumo terá que ter crédito liberado,” diz Cosenza.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar